Às vésperas dos Jogos de Inverno, patinador é proibido de usar música dos Minions

Decisão ocorreu por disputa entre estúdios responsáveis pela franquia infantil

Classificado para as Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, o patinador artístico Tomàs-Llorenç Guarino Sabaté foi surpreendido por um imprevisto às vésperas de sua principal competição da carreira. O atleta foi impedido de utilizar a música dos Minions, trilha que vinha acompanhando suas apresentações desde o início da temporada 2025.

A decisão ocorreu em meio a uma disputa de direitos autorais envolvendo a Universal Pictures e a Illumination, empresas ligadas à franquia infantil. Com isso, o patinador precisou alterar a canção de seu programa livre a poucos dias da estreia olímpica, marcada para 10 de fevereiro.

Segundo Guarino Sabaté, todo o processo de solicitação de liberação foi seguido junto à União Internacional de Patinação (ISU).

Ainda assim, ele só foi informado sobre o problema na última semana, o que tornou a situação ainda mais delicada no planejamento final para os Jogos.

“Descobrir isso tão perto da maior competição da minha vida foi incrivelmente decepcionante. No entanto, enfrentarei esse desafio de frente e farei tudo o que puder para tirar o melhor proveito da situação”, declarou o atleta.

O caso reacendeu o debate sobre a complexidade do uso de músicas protegidas por direitos autorais em competições esportivas. Ao jornal The Guardian, Colin Smith, diretor-geral da ISU, explicou as dificuldades enfrentadas pelas federações e atletas nesse tipo de situação.

“É uma questão complexa, francamente, porque a indústria musical não possui uma plataforma comum para liberação de direitos autorais. Existem várias categorias de direitos, e dentro dessas categorias o processo de liberação não é feito em uma única plataforma. As ferramentas de rastreamento melhoraram, mas o processo facilitado simplesmente não existe”.

Apesar do contratempo, Guarino Sabaté segue confirmado na disputa olímpica e trabalha para ajustar sua apresentação dentro do novo contexto, buscando manter o nível competitivo em sua estreia nos Jogos de Inverno.

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus 

Foto: Yuan Tian/NurPhoto via Getty Images