América-RN perde 18 pontos por escalar jogador irregular e sofre rebaixamento no estadual

Equipe liderava a competição antes da decisão da Federação

O América-RN teve o rebaixamento decretado no Campeonato Potiguar, mesmo sem ter perdido nenhum jogo até o momento. A equipe empatou em 0 a 0 com o Potiguar de Mossoró, pela 6ª rodada do estadual, e não conseguiu escapar da queda para a divisão de acesso.

O motivo do rebaixamento foi a relacionamento irregular do lateral-direito Elias, que possuía contrato amador apesar de ter 20 anos de idade.

A situação viola o Regulamento Específico do Campeonato Potiguar, segundo a Federação Norte-rio-grandense de Futebol. O jogador foi listado para a partida, mas não chegou a entrar em campo.

A punição, aplicada em 30 de janeiro, aconteceu após a 4ª rodada, quando o América-RN ainda liderava o torneio com 10 pontos. Com a perda de 18 pontos, o clube caiu para a lanterna com oito pontos negativos, mantendo quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota, mas sem chances de alcançar o Globo FC, primeira equipe fora da zona de rebaixamento com dois pontos positivos.

A decisão ainda será analisada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta quinta-feira (5/2), às 18h30. Caso o resultado seja desfavorável ao América-RN, o clube ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Gabriel Leite/América FC