Inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática seguem abertas

Escolas podem inscrever alunos até 16 de março; provas serão aplicadas em junho e outubro
Foto: Luara Baggi/Ascom MCTI

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), voltada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas instituições de ensino, por meio do site da Obmep, até o dia 16 de março.

Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e privadas. A competição reúne, anualmente, mais de 18,5 milhões de estudantes em todo o país.

Premiação

A edição de 2026 distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os estudantes premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsa mensal de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para alunos de escolas públicas.

Além da premiação nacional, a olimpíada concederá pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais, destinadas aos melhores desempenhos em cada estado, sem acesso ao PIC.

Medalhista de ouro na edição de 2025, a estudante Úrsula Romão, de Coruripe (AL), relatou o impacto da participação na olimpíada. “Acho que essa prova foi uma das mais importantes que eu já fiz na minha vida. Ela realmente me deu muitas oportunidades e me abriu muitas portas.”

Inscrição

O processo deve ser feito pelas escolas, mediante preenchimento da ficha disponível no site da Obmep, com o código MEC/Inep e criação de senha. O regulamento reúne informações sobre prazos, critérios e regras de participação.

Provas

A Obmep é realizada em duas fases. A primeira etapa consiste em prova objetiva com 20 questões, aplicada pelas próprias escolas no dia 9 de junho.

Os alunos classificados participam da segunda fase, marcada para 17 de outubro, com prova discursiva de seis questões, aplicada em centros definidos pela organização.

As provas são organizadas por nível:

  • Nível 1: 6º e 7º anos do ensino fundamental
  • Nível 2: 8º e 9º anos do ensino fundamental
  • Nível 3: ensino médio

O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado em 3 de agosto. A lista dos premiados nacionais será publicada em 15 de dezembro.

Sobre a Obmep

Criada em 2005 pelo Impa, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa busca estimular o estudo da matemática, identificar talentos e contribuir para a melhoria da educação básica.

 

 

Com informações da Agência Gov*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus