Idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e demais grupos prioritários podem receber a vacina contra influenza até o dia 28 de fevereiro, em Manaus. As doses estão disponíveis em mais de 170 salas de vacina distribuídas entre as cinco zonas da capital.
Desde o início da campanha, em 3 de novembro de 2025, até 7 de fevereiro de 2026, 227.411 pessoas foram vacinadas, incluindo 71.628 idosos (31,4%), 11.290 gestantes (44,9%) e 81.017 crianças (43,4%).
Pontos de atendimento e horários
Dez Unidades de Saúde da Família (USFs) oferecem vacinação em horário estendido, até as 20h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h aos sábados. Duas unidades funcionam diariamente, inclusive finais de semana e feriados: USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul (Zona Norte), e USF Leonor de Freitas, na Compensa (Zona Oeste).
A lista completa de salas, endereços e horários está disponível em bit.ly/vacinassemsa. É necessário apresentar documento oficial, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de pertencimento a grupo prioritário quando aplicável.
Vacina e proteção
A vacina trivalente protege contra as cepas A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria). O imunizante é seguro, eficaz e pode ser aplicado junto a outras vacinas do calendário básico.
Além de gestantes, crianças e idosos, outros grupos prioritários incluem puérperas, povos indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança, transporte coletivo e portuários, além de população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Meta da campanha
A meta da Prefeitura de Manaus é vacinar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, equivalente a 90% dos públicos prioritários. A vacinação ocorre anualmente na cidade e em municípios da região Norte.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






