Governo lança “Bate-Bola Financeiro” para promover educação financeira a famílias do CadÚnico

Ferramenta interativa usa linguagem do futebol para ensinar organização de gastos, planejamento e noções de pequenos negócios

O Governo do Brasil lançou uma nova ferramenta digital de educação financeira voltada principalmente para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O jogo educativo “Bate-Bola Financeiro” foi apresentado nesta segunda-feira (09) e tem como objetivo ensinar, de forma interativa e acessível, conceitos essenciais de organização financeira, controle de gastos, planejamento e noções básicas de gestão de pequenos negócios.

Desenvolvida com linguagem inspirada no futebol, usando fases e movimentos de partida para promover o aprendizado, a plataforma propõe que a cada resposta correta sobre temas financeiros o “time” avance em campo até marcar um gol. Em caso de erro, o jogador recebe novas oportunidades para aprender e continuar a jogar.

O Bate-Bola Financeiro pode ser acessado gratuitamente por meio de dispositivos móveis ou computadores, bastando acessar o endereço digital dedicado à iniciativa. A ferramenta contempla níveis de dificuldade progressivos — fácil, médio e difícil — para permitir uma aprendizagem gradual e adaptada a diferentes perfis de usuários.

A iniciativa faz parte da estratégia do programa Acredita no Primeiro Passo, que reúne ações de qualificação profissional, educação financeira, assistência técnica e acesso facilitado ao crédito produtivo, com foco na inclusão socioeconômica de famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico.

Autoridades envolvidas no lançamento destacaram que o uso de uma abordagem lúdica e culturalmente conectada ao Brasil — como o futebol — pode ampliar o alcance da educação financeira e fortalecer a autonomia econômica de pequenos empreendedores e beneficiários de programas sociais.

Com informações e foto da Agência Brasil*

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus