O primeiro Grande Expediente da 2ª Sessão do 1º Biênio da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus foi marcado, nesta terça-feira, 10, por debates sobre a BR-319, transporte público, esporte, habitação, infraestrutura e segurança. Vereadores também reafirmaram compromissos com o desenvolvimento da capital ao iniciar a agenda legislativa de 2026.
Na tribuna, o vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) destacou a importância da BR-319 para o direito de ir e vir e para a integração regional. Ele citou o andamento das obras na ponte sobre o Rio Autaz Mirim como passo para viabilizar o tráfego no trecho.
“Há um questionamento muito grande sobre a BR-319. O nosso real interesse é que ela seja asfaltada e que esse embate político acabe. Hoje, posso testemunhar que existe uma terraplanagem boa e que as obras da ponte estão acontecendo. A gente busca essa solução pelo direito de ir e vir”, afirmou.
Ainda sobre o tema, o vereador Professor Samuel (PSD) lembrou que a rodovia completa 50 anos em 2026 e ressaltou os impactos na logística e na economia do Amazonas.
“É uma BR necessária de várias formas. Não interessa se é para passear ou trabalhar; o importante é que o serviço seja prestado. Não estamos pedindo construção, e sim a recuperação”, disse.
Desaparecimentos
Outro ponto em destaque foi o número de desaparecimentos de crianças e adolescentes. O vereador Dione Carvalho (Agir) apresentou dados do Sistema Nacional de Informação e Segurança Pública (Sinesp) e alertou para o recorte de gênero nos registros.
“Só em 2025, mais de 24 mil crianças desapareceram no Brasil. De cada 10 ocorrências registradas, três são de crianças. É preocupante, e 62% dos desaparecidos são meninas”, afirmou.
Outros temas
Parlamentares também abordaram pautas relacionadas à causa animal e a políticas públicas voltadas à população, além de alinharem prioridades para o ano. A sessão marcou o início dos debates que devem orientar os trabalhos da Casa em 2026, com foco em infraestrutura, mobilidade urbana e segurança.
Com Informações da Câmara Municipal de Manaus
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






