Inscrições abertas para a 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática em 2026

Escolas de todo o Brasil podem inscrever seus alunos na 21ª edição da OBMEP até 16 de março. A competição premia estudantes com medalhas, certificados e participação em programa de iniciação científica.

Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2026. Escolas públicas e privadas de todo o país podem inscrever seus alunos até 16 de março, exclusivamente pelo site oficial da OBMEP.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional que busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos entre estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Em 2026, a OBMEP vai distribuir cerca de 8,4 mil medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados nacionalmente terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A competição é organizada em três níveis:

  • Nível 1: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

  • Nível 2: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

  • Nível 3: Ensino Médio

A OBMEP ocorre em duas fases. A primeira é uma prova objetiva com 20 questões, aplicada no dia 9 de junho, com correção feita pelos professores das escolas inscritas, seguindo gabaritos da organização. A segunda fase, com seis questões discursivas, será aplicada em centros escolhidos pela OBMEP no dia 17 de outubro, apenas para os classificados na primeira etapa.

A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada em 3 de agosto, e os premiados nacionais em 15 de dezembro.

Além disso, em 2026, professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão participar da 1ª Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim. As inscrições para essa etapa vão de 4 a 29 de maio.

Mais informações podem ser consultadas no site oficial da OBMEP: www.obmep.org.br.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.