O prefeito David Almeida aprovou o Plano de Ação Climática da Cidade de Manaus, durante reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima, realizada na terça-feira, 10, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Após a validação pelo colegiado técnico e a autorização do prefeito, o plano segue nos próximos dias como minuta de lei para apreciação da Câmara Municipal de Manaus.
Elaborado ao longo de 2025, o documento reúne diagnósticos técnicos inéditos, como o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Levantamento de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, que orientam ações de curto, médio e longo prazos voltadas à proteção da população, da floresta, dos rios e da infraestrutura urbana. O plano passou por consulta pública em novembro antes de ser aprovado pelo comitê. Ao comentar a aprovação, o prefeito David Almeida afirmou que o instrumento passa a orientar a gestão pública diante dos impactos das mudanças climáticas.
“Estamos falando de um plano construído com base em dados, ciência e participação social. Ele estabelece metas, prazos e integração entre as secretarias para enfrentar os desafios climáticos da cidade”, afirmou.
A construção do plano envolveu oficinas com representantes da sociedade civil, visitas técnicas a áreas de risco, como regiões sujeitas a alagamentos e deslizamentos, além de reuniões técnicas e levantamento de dados. O processo foi acompanhado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima, formado por 21 secretarias municipais e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com apoio técnico da empresa I Care Brasil.
O Plano de Ação Climática de Manaus reúne mais de 150 ações, distribuídas em seis eixos estratégicos, com metas, prazos e indicadores de monitoramento, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A próxima etapa será a tramitação do projeto no Legislativo municipal e, posteriormente, a publicação do instrumento legal para início da execução das ações.
Com Informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






