Movimentação Política no Amazonas revela como será 2026.

Jackson Nascimento, coluna A Dinâmica da Política

 

Davi Almeida e retorno à Prefeitura

A semana se encerra com uma grande movimentação política, o prevemos é um cenário para 2026é que as campanhas eleitorais serão bem intensas.

Logo no início da semana, na segunda-feira (09/02), o início dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus, que tem protagonizado a cena política do estado e ofuscando a Assembleia Legislativa do Amazonas, foi marcada pela leitura da mensagem anual do prefeito David Almeida (Avante) em sua chegada à câmara durante a abertura do ano legislativo municipal, onde concedeu entrevista pela primeira vez depois de perder o filho e se afastar das atividades por dez dias.

Os assuntos abordados foram diversos, mas deixou para a coletiva,depois da sessão, para revelar oficialmente, que está em lado oposto ao de seu ex-aliado e pré-candidato ao governo do estado, senador Omar Aziz (PSD). Revelação que já era observada pelos movimentos de David e dos seus aliados de primeira hora.

O mais nítido foi a posse do secretário da Semuslp, Sabá Reis, como presidente regional do PDT. O que teve até o direito a declaração do Presidente nacional da sigla, Carlos Luppi, afirmando que “David Almeida será futuro governador do Amazonas”.

Alguém ainda tem dúvida que David Almeida será candidato ao governo do estado?

 

TCE/AM e bate-boca entre conselheiros

Outro assunto que tomou as rodas de conversas foi o bate-boca dos conselheiros do TCE -AM Ari Moutinho Júnior e Luís Fabian, durante lançamento de um projeto de valorização da educação no estado do Amazonas.

Ari Moutinho fez duras críticas ao projeto e ao conselheiro Luís Fabian, que já foi titular da pasta estadual da educação e ainda teria influência na estrutura da secretaria, aprovando contratos, que segundo próprio Ari Mourinho, teriam a proteção do ex-secretário e atual membro da corte de contas.

 

 

Movimentação entre partidos e vice-governador

Voltando para as últimas do campo partidário, a notícia veiculada dando conta da mudança de partido do vice governador Tadeu de Souza(Avante) para o PP, partido da base de Wilson Lima(UB), sacudiu o meio político.

Tadeu de Souza, aliado histórico de David Almeida, estaria trocando de partido para assim que assumir o governo, deixaria de apoiar David numa eventual candidatura a governador e sairia para a reeleição, abrindo caminho para apoiar Wilson Lima ao Senado. Isso tudo com o apoio do governo do Amazonas.

O que faz todo sentido em se tratando da dinâmica da política.

Com toda essa movimentação dos personagens da política amazonense, nota-se de forma clara que essas eleições prometem fortes emoções.

 

Da redação da Jovem Pan News Manaus – Jackson Nascimento