Dono do Manchester United é alvo de protesto após fala sobre imigração

Outdoor chama empresário de “não pagador de impostos”

Um cartaz exibido do lado de fora de Old Trafford chamou atenção nesta sexta-feira ao direcionar críticas a Jim Ratcliffe, co-proprietário do Manchester United. A manifestação foi motivada por declarações recentes do empresário sobre imigração no Reino Unido.

A mensagem exposta dizia:

“Imigrantes fizeram mais por esta cidade do que jamais farão bilionários que não pagam impostos.”

Ratcliffe, que controla o departamento de futebol do clube por meio do grupo INEOS, concedeu entrevista à Sky News na quarta-feira. Na ocasião, afirmou que o Reino Unido “foi colonizado por imigrantes” e criticou benefícios concedidos a estrangeiros, além do aumento da chegada de novos residentes ao país.

As falas repercutiram negativamente. Entre as críticas públicas esteve a do primeiro-ministro Keir Starmer, além de grupos organizados de torcedores do Manchester United. O tema ganhou ainda mais destaque pelo fato de que cerca de dois terços do elenco profissional do clube é composto por jogadores estrangeiros.

Diante da repercussão, Ratcliffe divulgou comunicado na quinta-feira à noite pedindo desculpas por seus comentários, admitindo erro na “escolha de linguagem”. No texto, ressaltou que o “assunto da imigração controlada” é relevante para o crescimento econômico britânico.

A polêmica também chegou ao rival Manchester City. Em entrevista coletiva, o técnico Pep Guardiola comentou o caso:

“Tenho grande respeito por Sir Jim, tive a felicidade de encontrá-lo. Ao redor do mundo, o problema é que em todos os países nós tratamos imigrantes ou estrangeiros como um problema. Não é culpa deles. A cor da sua pele ou onde você nasceu não faz diferença.”

 

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Getty Images