Uma avalanche atingiu um trem de passageiros na manhã desta segunda-feira (11), e provocou o descarrilamento da composição no sul da Suíça. O acidente ocorreu por volta das 7h (horário local), nas proximidades da vila de Goppenstein, no cantão de Valais. Segundo autoridades, havia cerca de 80 pessoas a bordo.
O trem seguia em direção à cidade de Brig quando foi atingido por uma massa de neve que cruzou os trilhos pouco antes da passagem da composição. Vários vagões saíram dos trilhos ao sair de um túnel, no trecho entre Goppenstein e Hohtenn, durante a viagem de Spiez para Brig, no sentido sul.
Inicialmente, a polícia informou que havia indícios de feridos, sem confirmação do número. Posteriormente, foi confirmado que cinco pessoas ficaram feridas. Uma delas foi levada para um hospital na cidade de Sion, enquanto outras quatro receberam atendimento médico no local.
Para a operação de resgate, foram mobilizados oito socorristas de montanha, duas ambulâncias e um helicóptero. Todos os passageiros foram evacuados em segurança até o meio-dia.
De acordo com a imprensa local, a avalanche foi provocada por fortes nevascas registradas nos últimos dias na região alpina. Outras linhas ferroviárias foram suspensas ao menos até as 16h (horário local). A empresa ferroviária informou que os serviços na linha Frutigen–Brig permaneceriam interrompidos até pelo menos a manhã seguinte.
A polícia de Valais informou que abriu uma investigação para apurar as causas do acidente envolvendo o trem regional operado pela Bern-Lötschberg-Simplon (BLS) AG. Um porta-voz da empresa declarou anteriormente ao jornal local 20 Minuten que o descarrilamento ocorreu “devido a uma avalanche na área de Stockgraben”.
Na semana anterior ao acidente, a região já havia sido isolada temporariamente por outro deslizamento de neve. Autoridades chegaram a planejar uma detonação controlada para reduzir riscos, mas o novo deslizamento ocorreu de forma natural.
O alerta para alto risco de avalanches havia sido reforçado dias antes pelo Instituto Federal Suíço de Pesquisa Florestal, da Neve e da Paisagem (WSL), que elevou o nível de ameaça para quatro, o segundo mais alto da escala. O órgão informou que uma nova camada de neve se acumulou sobre uma base antiga e instável, aumentando a probabilidade de deslizamentos.
O aviso permaneceu em vigor em grande parte do país até 16 de fevereiro, em meio a um período de nevascas e ventos intensos.
Em plena temporada de esqui na Europa, autoridades também registraram mortes relacionadas a avalanches nos Alpes franceses nos últimos dias. Pelo menos quatro esquiadores fora de pista morreram recentemente nas regiões de Saint-Agnès, Montgenèvre e Saint-Véran.
Segundo o Serviço Europeu de Alerta de Avalanches, ao menos 66 pessoas morreram em avalanches nesta temporada de esqui no continente. A entidade afirma que, em média, cerca de 100 pessoas perdem a vida por ano em acidentes desse tipo na Europa.
Com informações do Independent*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






