O Congresso do Peru elegeu o deputado José María Balcázar como presidente interino do país após a destituição do então chefe do Executivo interino, José Jerí. A votação ocorreu no parlamento e confirmou Balcázar no comando do governo até 28 de julho.
Integrante do partido Peru Livre, Balcázar participou da base política que apoiou Pedro Castillo nas eleições presidenciais de 2021. O novo presidente interino permanecerá no cargo até a posse do chefe de Estado eleito nas eleições gerais previstas para abril.
Durante a cerimônia de posse, Balcázar afirmou que pretende defender a soberania nacional e garantir a independência das instituições democráticas do país.
“Defenderei a soberania nacional, a integridade física e moral da República e a independência das suas instituições democráticas. Ampliarei e aplicarei a Constituição Política e as leis do Peru”, declarou.
Aos 83 anos, o advogado torna-se o presidente mais velho da história peruana, superando Pedro Pablo Kuczynski, que tinha 79 anos quando deixou o cargo em 2018 para evitar um processo de destituição.
Apoio político e destituição
Balcázar foi eleito com apoio de partidos de direita que haviam rejeitado outra candidatura na primeira votação, após acordo para composição do governo interino.
A destituição de José Jerí foi aprovada pelo Congresso na terça-feira. O parlamentar, ligado à direita, responde a duas investigações por suspeita de tráfico de influência.
Com informações do Expresso*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






