O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) disponibiliza atendimento domiciliar para eleitores que não conseguem se deslocar aos postos de atendimento em Manaus. O serviço é voltado a pessoas com deficiência, doenças graves ou limitações de mobilidade, permitindo a coleta biométrica e regularização do cadastro eleitoral sem sair de casa.
O atendimento pode ser solicitado online pelo site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), na opção “Atendimento Domiciliar”, ou presencialmente por representante nos cartórios eleitorais. É necessário preencher formulário com dados pessoais e anexar documentação que comprove a condição informada. Após análise do juiz eleitoral, é feito o agendamento da visita da equipe até a residência do eleitor.
Serviço de inclusão e acessibilidade
Em 2025, os cartórios eleitorais de Manaus realizaram 63 atendimentos domiciliares, garantindo que eleitores com restrições de mobilidade pudessem manter sua situação regular perante a Justiça Eleitoral. Podem solicitar o serviço eleitores domiciliados em Manaus com idade igual ou superior a 80 anos, deficiência física ou mental severa, doenças crônicas graves, diagnóstico de autismo severo ou outras condições que restrinjam significativamente a locomoção.
Para o chefe do Núcleo de Administração do Fórum (NAF), Railson Brasil, a iniciativa reforça a inclusão e a acessibilidade. Ele explica que o serviço assegura não apenas a regularização cadastral, mas também a efetiva participação do eleitor no processo democrático, tornando a Justiça Eleitoral mais próxima e acessível à população.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






