A abertura de empresas em Manaus ficou mais rápida em 2025. A combinação entre automação, uso de tecnologia e gestão técnica permitiu reduzir em quase 30% o tempo médio de espera para quem deseja empreender na capital. Os dados são do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), operado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Até esta segunda-feira (29/12), o Slim já realizou a análise de viabilidade de mais de 24 mil processos, reduzindo o tempo médio de atendimento de sete horas, registrado em 2024, para cinco horas em 2025. As informações constam no Painel de Dados de Tempo de Abertura de Empresas, do governo federal, vinculado à Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia.
Dentro do sistema, o Implurb é responsável pela análise de viabilidade de endereço, etapa que envolve processos como licenciamento de Habite-se, atividades de autônomos, além de abertura, alteração e regularização de empresas. Segundo a coordenação do Slim, o avanço está diretamente ligado ao aumento do nível de automação das análises técnicas.
“Quanto mais a gente consegue automatizar essas análises, mais rápido fica para o contribuinte. Hoje, mais de 80% dos processos já são automatizados, o que é um número bastante significativo. A missão do Implurb é dar o máximo de celeridade, com análises praticamente instantâneas”, explicou a coordenadora do Slim no Implurb, Carolina Fogaça.
Sistema opera inclusive aos fins de semana
Outro ponto que contribuiu para a redução do tempo é a operação contínua do sistema. Diferente de instituições financeiras e outros sistemas tradicionais, o Slim processa análises também aos sábados e domingos.
“Quando chegamos na segunda-feira, já temos análises desses dias liberadas. Estamos sempre buscando garantir rapidez, eficiência e um serviço público mais moderno”, completou Carolina.
A expectativa da gestão municipal é avançar ainda mais na automação dos processos, reduzindo os prazos e fortalecendo um ambiente de negócios mais eficiente, seguro e atrativo para novos empreendedores.
Dados consolidados
De acordo com o Painel de Empresas, em 2025 o tempo médio da análise de viabilidade realizada pelo Implurb é de cinco horas, enquanto o registro na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) leva, em média, duas horas. Considerando todas as etapas, o tempo médio para a abertura de empresas em Manaus é de seis horas.
Em 2024, esse prazo era maior: a análise de viabilidade levava cerca de sete horas e, somada ao registro na Jucea, o tempo médio chegava a oito horas.
A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto feriados e pontos facultativos. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (92) 98842-7222, no mesmo horário.
Com Informações do Instituto Municipal de Planejamento Urbano
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






