Entre os dias 13 e 21 de outubro, está sendo realizada uma ampla ação de ordenamento e fortalecimento do turismo nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, na região do Alto Solimões, com foco na capacitação de empreendedores, formalização de negócios e incentivo ao turismo sustentável.
As atividades são coordenadas pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e integram as estratégias de descentralização e interiorização do turismo no estado.
Segundo o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, o trabalho reflete a atuação conjunta de diferentes órgãos e o compromisso com o desenvolvimento do setor.
O Governo do Estado colocou todas as secretarias para interagir entre si, e o objetivo é fazer com que o Amazonas cresça. Estamos fazendo isso no turismo por meio da Amazonastur e com toda essa equipe que estará conosco agora na Tríplice Fronteira”, afirmou.
Durante a programação, as equipes técnicas da Amazonastur realizam orientações sobre o Cadastur, ferramenta essencial para a formalização de prestadores de serviços turísticos, além de credenciamentos na plataforma digital Amazonas To Go e apresentações da linha de financiamento Mais Crédito Turismo, desenvolvida em parceria com a AFEAM.
O empresário Marcos Pinheiro, de Tabatinga, destacou a importância da iniciativa.
O mundo hoje é digital, e esse acesso gratuito que o AM To Go oferece é muito importante para nós, empresários, que buscamos ser vistos pelo mundo. Espero que, por meio dessa plataforma, cheguem mais oportunidades e investimentos”, comentou.
A chefe do Departamento de Negócios e Investimentos da Amazonastur, Natacha Atala, explicou que o crédito disponibilizado pela ação pode impulsionar o setor.
O Mais Crédito Turismo vai ajudar os empreendimentos locais a se desenvolver, com taxas de juros atrativas, variando de 6% a 12% ao ano”, destacou.
Programação
Em Tabatinga, o evento inclui palestras e o 3º Encontro Técnico para o Turismo de Desenvolvimento Local, no dia 16 de outubro.
No sábado, 18/10, Atalaia do Norte recebe o Workshop de Turismo Sustentável, com foco em boas práticas ambientais e valorização dos serviços locais.
Encerrando a programação, Benjamin Constant sedia, em 21 de outubro, o 1º Fórum de Turismo Responsável, reunindo representantes do setor para discutir ações inclusivas e sustentáveis.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus