Dezenove agricultores familiares da comunidade rural Cai n’Água, no município de Manaquiri, a 60 quilômetros de Manaus, participaram nesta quarta-feira (14/01) dos cursos “Horta Caseira” e “Cultivo da Melancia”. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Departamento Pedagógico (Depe), e realizada no Centro Social Luiz Carlos Santos.
A atividade foi coordenada pela equipe do Depe da Sepror e contou com a participação do engenheiro agrônomo José Portugal e do técnico em agropecuária Hélio Araújo. Os cursos terão continuidade na própria comunidade em data a ser definida com a secretaria até o final de janeiro.
A capacitação será dividida em duas etapas. Na primeira, os participantes aprendem sobre a preparação do solo e a semeadura. Na segunda fase, ocorre o acompanhamento supervisionado do desenvolvimento da área plantada por cerca de 45 dias, período em que se iniciam os processos de colheita.
Segundo o engenheiro agrônomo José Portugal, a ação dá sequência a um projeto da Sepror de incentivo à produção de hortaliças em áreas familiares.
“A Secretaria iniciou a prática em 2024, com um projeto-piloto no ramal Boa Sorte, no município de Rio Preto da Eva, com excelentes resultados que até hoje beneficiam todas as propriedades envolvidas com produtos para consumo próprio e para comercialização”, afirmou.
A Sepror informa que a iniciativa busca ampliar a produção de alimentos nas comunidades rurais, com foco tanto no consumo das famílias quanto na geração de renda a partir da comercialização do excedente.
Com informações da Assessoria de Comunicação*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






