O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), o curso “Boas Práticas na Fabricação de Derivados de Mandioca”, qualificando 25 agricultores familiares do município. A atividade encerrou-se no último domingo (09/11) e integra o Projeto Prioritário (PP) de Mandioca, voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do alimento no estado.
O técnico responsável pela Unidade Local do Idam no município, Elian Eric Martins, explicou que o treinamento teve como objetivo melhorar a qualidade dos produtos derivados da mandioca e ampliar o potencial de comercialização local.
A capacitação abordou, principalmente, o melhoramento da farinha, mas também cobriu temas como lavagem das raízes, trituração, prensagem, escaldamento da massa e fabricação de farinhas de mandioca e de tapioca, beijus doces e salgados, queijo de mandioca, bolos, creme e farinha saborizada”, destacou o técnico.
Capacitação prática e integração comunitária
O curso foi ministrado pela extensionista da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV), Elcina de Lima da Silva, e realizado no sítio Adamor Carvalho, localizado no km 1 da Estrada do Bonfin. Participaram agricultores de quatro associações rurais: Arel-Shaday, Agroexspo, Asproluz e Monte das Oliveiras.
Durante as aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderam técnicas de manipulação segura de alimentos, processos de higienização e manejo adequado das etapas de produção, garantindo produtos com melhor qualidade, sabor e valor agregado.
Esse tipo de capacitação é essencial para o fortalecimento da agricultura familiar, porque eleva a renda dos produtores e estimula a diversificação da produção rural”, reforçou Elcina.
A iniciativa faz parte das ações do Idam para estimular a produção agroindustrial sustentável, agregando valor aos produtos derivados da mandioca — alimento-base na dieta amazônica e um dos principais vetores econômicos da agricultura familiar no interior do estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus







