O abastecimento de água potável em áreas rurais do Amazonas deve avançar com a implantação de novos sistemas de tratamento em 62 comunidades do interior. Os projetos integram o eixo Água para Todos, do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foram selecionados pelo Governo Federal após cadastramento e apresentação técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O resultado foi divulgado pelo Ministério das Cidades por meio da Portaria MCID nº 1.420, de 9 de dezembro de 2025. O investimento previsto é de R$ 15.134.895,00, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU). A liberação dos recursos seguirá o cronograma federal e as etapas de análise técnica previstas na portaria.
Segundo o secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a medida integra esforços entre Estado e União para ampliar o acesso ao abastecimento de água em regiões isoladas. Ele destacou que a iniciativa contribui tanto para reduzir desigualdades no saneamento básico quanto para melhorar condições de saúde e apoiar a produção local nas comunidades atendidas.
Os sistemas alternativos e coletivos simplificados incluem estruturas de captação e dois reservatórios de 5 mil litros, garantindo maior capacidade de armazenamento e regularidade no fornecimento.
Foram contemplados os municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Envira, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Coari, Codajás, Tonantins, Manaquiri, Guajará, Nova Olinda do Norte, Boa Vista do Ramos, Borba, Humaitá, Juruá, Boca do Acre, Itacoatiara, Anamã, Carauari, Itapiranga, Iranduba, Nhamundá, Caapiranga e Presidente Figueiredo.
Programa Água Boa
Desde 2019, o Governo do Amazonas executa ações voltadas à ampliação do acesso à água tratada por meio do Programa Água Boa, desenvolvido pela Defesa Civil do Amazonas e pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Atualmente, a Defesa Civil contabiliza cerca de 700 purificadores instalados em 54 municípios. Já a Cosama implantou 50 sistemas de tratamento em 44 comunidades de 15 municípios, com capacidade de atendimento de até mil famílias por dia. As estruturas contam com duas caixas d’água equipadas com purificadores, responsáveis pelo tratamento após a captação nos rios.
Com Informações da Unidade Gestora de Projetos Especiais
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






