Alvará 2026 vence nesta quinta-feira em Manaus; pagamento digital garante desconto maior

Contribuintes podem obter até 10% de desconto na cota única ao aderir ao carnê digital pelo aplicativo Manaus Atende

Os contribuintes de Manaus devem ficar atentos ao prazo de pagamento da Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF), referente ao Alvará 2026. Tanto a cota única quanto a primeira parcela vencem nesta quinta-feira, 5 de fevereiro.

O Alvará de Funcionamento é a autorização que permite que empresas e atividades econômicas operem de forma regular no município. A TVF é a taxa anual cobrada para custear ações de fiscalização e verificação das condições de funcionamento dos estabelecimentos, como cumprimento de normas urbanísticas, sanitárias e de segurança.

Quem ainda não recebeu o boleto pode emitir a segunda via de forma rápida pelos canais digitais. Segundo o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação, Arminio Pontes, o uso do aplicativo garante mais vantagens ao contribuinte.

“Quem ainda não fez a opção pelo carnê digital pode baixar o aplicativo Manaus Atende, realizar o cadastro e garantir o desconto maior de 10% na cota única. Ainda dá tempo de aproveitar esse benefício”, afirmou.

A principal vantagem está justamente no carnê digital, disponível no aplicativo Manaus Atende, para celulares com sistema iOS e Android. Nessa modalidade, o contribuinte garante 10% de desconto no pagamento em cota única ou 2% de desconto em cada parcela quitada até a data do vencimento. O boleto pode ser pago em qualquer instituição bancária, inclusive bancos digitais. Já quem optar pelo carnê físico ou pela emissão do boleto pelo portal de serviços terá 8% de desconto apenas na cota única, sem benefício para a modalidade parcelada.

Para o exercício de 2026, foram lançadas 287,1 mil empresas em Manaus, sendo 148,1 mil tributadas. O valor total previsto com a Taxa de Verificação de Funcionamento é de R$ 71,2 milhões, recursos utilizados no custeio de serviços públicos no município.

O não pagamento da TVF dentro do prazo pode gerar juros, multa e outros encargos, além de impedir a regularização do Alvará de Funcionamento. A recomendação é priorizar os canais digitais, que oferecem mais praticidade, segurança e economia.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Com Informações da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus