O turismo amazonense marca presença de forma expressiva na 37ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), um dos maiores eventos do setor na América Latina, realizado de 6 a 8 de novembro, no Serra Park, no Rio Grande do Sul. A participação do Amazonas tem como foco ampliar a visibilidade dos destinos regionais, fortalecer parcerias e promover o estado como referência em turismo sustentável e cultural.
Nesta edição, o estande da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) ocupa uma área de 28 metros quadrados, apresentando as belezas naturais, tradições e principais destinos turísticos do estado. O espaço tem atraído visitantes por meio da exposição de souvenires regionais, como colares de madeira, tags temáticas, miniaturas do Teatro Amazonas e de Parintins, além de balas de cupuaçu e castanha, que representam a diversidade da gastronomia local.
São mais de 53 destinos reunidos em Gramado, abrindo novas janelas de oportunidade e consolidando o nome do Amazonas como um dos grandes protagonistas do setor”, destacou o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, ao comentar sobre a relevância do evento.
Promoção e fortalecimento da imagem do destino
Com o tema central “Conectando o turismo com inovação e sustentabilidade”, o Festuris reúne autoridades, investidores, empresas e profissionais de todo o país e do exterior, em um espaço voltado à geração de negócios e parcerias. Para o Amazonas, o evento representa uma oportunidade estratégica de promover o ecoturismo, o turismo de base comunitária e as experiências culturais da Amazônia para públicos nacionais e internacionais.
Nossa participação demonstra o empenho do Governo em promover o Estado como destino turístico de destaque, mostrando o quanto o turismo amazonense está preparado para dialogar com os novos tempos e com um público cada vez mais exigente”, afirmou a vice-presidente da Amazonastur, Laena Portto.
Além da Amazonastur, participam da feira 13 empresas e secretarias municipais de turismo do Amazonas, reforçando a integração entre o poder público e a iniciativa privada no fortalecimento do setor.
Sustentabilidade e experiências amazônicas
O estande amazonense tem se destacado pela valorização da identidade cultural e pelo foco na sustentabilidade ambiental, um dos pilares do turismo na região. Entre as atrações apresentadas, estão roteiros de observação de fauna e flora, vivências em comunidades ribeirinhas e indígenas, e experiências gastronômicas que unem tradição e inovação.
Visitantes do evento elogiaram a originalidade e o potencial dos produtos regionais.
O cupuaçu é uma fruta que eu nunca tinha experimentado. Provar essa delícia desperta a vontade de conhecer o Amazonas, viver novas experiências, mergulhar em outras culturas e conhecer a gastronomia do estado, que é única e surpreendentemente saborosa”, afirmou o jornalista e assessor de imprensa Deivid Nothi, que visitou o estande.
Projeção nacional e internacional
O Festuris 2025 reúne mais de 2,5 mil marcas expositoras e 15 mil participantes, consolidando-se como um dos principais eventos de negócios turísticos do continente. A presença do Amazonas reforça o posicionamento do estado em agendas estratégicas de promoção internacional, especialmente no contexto de eventos como a COP30, que será realizada em Belém em 2026, aumentando o interesse global pela região amazônica.
Com a atuação da Amazonastur, o estado busca atrair investimentos, estimular o fluxo de visitantes e fortalecer a economia criativa e comunitária, pilares do desenvolvimento sustentável na região.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus






