Amazonas apresenta modelo inovador de Telessaúde em festival nacional de tecnologia no Recife

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) compartilhou no Rec’n’Play 2025 os avanços do programa Saúde AM Digital, que utiliza inteligência artificial para reduzir filas e ampliar o acesso a consultas especializadas.

O Governo do Amazonas está no centro das discussões sobre o futuro da saúde pública no Brasil. Durante o Rec’n’Play 2025, um dos maiores festivais de inovação do país, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) apresentou os resultados do Saúde AM Digital, um modelo de Telessaúde que usa inteligência artificial para encurtar filas do SUS e conectar especialistas a pacientes, mesmo nas regiões mais remotas do estado.

A apresentação foi realizada na cidade do Recife (PE) e reuniu gestores públicos, startups, especialistas em saúde digital e representantes do Ministério da Saúde. A coordenadora estadual de Telessaúde, Carla Virgínia, representou a SES-AM na mesa-redonda “Fim das filas no SUS? Como a teleconsulta conecta especialistas ao cidadão”, destacando o impacto do Saúde AM Digital no atendimento ambulatorial especializado em todo o estado.

O evento, promovido pelo Porto Digital, contou com apoio do Sebrae e da Prefeitura do Recife, e teve como tema central “O futuro feito por gente” — reforçando a importância da tecnologia com foco no cuidado humano e no desenvolvimento sustentável.

“O Amazonas vem assumindo um protagonismo importante na transformação digital da saúde pública brasileira. Isso coloca o estado no centro das discussões sobre novos modelos de acesso no SUS”, afirmou a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

Telessaúde como referência nacional

O convite para a participação da SES-AM no Rec’n’Play partiu da Secretaria Municipal de Saúde de Recife (Semsa), como reconhecimento ao modelo bem-sucedido de Telessaúde em operação no Amazonas. A apresentação atraiu a atenção de outras gestões estaduais que buscam alternativas tecnológicas para enfrentar as longas filas por atendimento no SUS.

Na programação paralela do evento, a coordenadora Carla Virgínia também participou de reunião com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que avalia a implantação de um sistema de Telessaúde inspirado no modelo amazonense.

“Foi uma oportunidade de compartilhar os resultados e mostrar como estamos conectando especialistas a cidadãos da capital e do interior por meio de um atendimento regulado, acessível e consentido. O paciente pode acessar tanto pelo aplicativo quanto por telessalas espalhadas pelo estado”, explicou Carla.

Resultados expressivos no atendimento especializado

Durante a apresentação, a SES-AM destacou que o tempo médio de espera por consultas especializadas caiu de 100 para 19 dias com o uso do programa Saúde AM Digital. O sistema também conta com uma assistente virtual com inteligência artificial, que envia mensagens aos pacientes, confirma agendamentos, identifica desistências e realoca os atendimentos de forma ágil — otimizando recursos e atendendo quem realmente precisa.

Atualmente, a Telessaúde está presente nos 62 municípios do Amazonas, com atendimentos em 17 especialidades médicas e acesso a telelaudos. Para ampliar ainda mais a cobertura, o Governo do Estado está implantando 94 telessalas em 37 municípios, com meta de chegar a 100% de cobertura até o fim de 2025.

As telessalas garantem que moradores de áreas com baixa conectividade ou sem acesso a dispositivos móveis possam realizar suas consultas com suporte técnico e estrutura adequada, integrando saúde digital e inclusão social.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *