Amazonas reduz desmatamento em 36% e registra queda nas queimadas, aponta Sema

Plano estadual superou meta prevista e agora projeta novas ações de controle ambiental até 2028

O Amazonas registrou queda de 36,79% na taxa de desmatamento em comparação ao triênio anterior (2020–2022), superando a meta inicial de 10% estabelecida pelo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado (PPCDQ-AM). Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) durante a 14ª reunião do comitê gestor do plano, realizada na quinta-feira (30), em Manaus.

Segundo a Sema, a área desmatada prevista para redução era de 641,2 km², mas o resultado ultrapassou as expectativas. No mesmo período, o estado também reduziu em 6,75% o número de queimadas, passando de 52.794 para 49.226 focos de calor entre 2023 e 2025.

Além do controle do desmatamento, o relatório destacou avanços na bioeconomia, com crescimento das cadeias produtivas sustentáveis em Unidades de Conservação (UCs). Em 2025, as principais áreas de produção foram a Reserva Extrativista Canutama, a Floresta Estadual de Canutama e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari. Juntas, essas regiões produziram 232 mil quilos de pescado fresco e seco, movimentando R$ 2,37 milhões e gerando R$ 9,35 milhões em renda para as comunidades locais.

A nova etapa do plano, que vai de 2026 a 2028, propõe reduzir em 15% o número de queimadas e a degradação florestal em relação ao ciclo atual. A estratégia inclui a continuidade do Plano Tático Integrado (PTI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), para reforçar as operações de combate ao desmatamento no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus.

Também está prevista a execução do Plano Operativo de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais (PPCIF), que será atualizado anualmente com base em monitoramentos climáticos e ambientais, conforme determina a Resolução COMIF nº 2, de 21 de março de 2025.

 

 

 

Com Informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *