A Confederação Brasileira de Futebol definiu os mandos de campo da segunda fase da Copa do Brasil de 2026, e o Manauara será o único representante do Amazonas a atuar diante de sua torcida. Amazonas, Nacional e Manaus jogarão como visitantes nesta etapa da competição nacional.
Ao todo, o futebol amazonense contará com quatro clubes na segunda fase do torneio: Amazonas, Nacional, Manaus e Manauara. Todos entram diretamente nesta fase graças às posições ocupadas no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, sem a necessidade de disputar a etapa inicial.
Seguindo o regulamento da Copa do Brasil, a segunda fase será disputada em jogo único. Caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, a classificação será definida por meio de cobranças de pênaltis.
O Amazonas, clube mais bem ranqueado do estado e terceiro colocado entre os times da Região Norte, fará sua estreia fora de casa contra o Imperatriz-MA. O duelo está marcado para o estádio Frei Epifânio, no Maranhão. Em 2026, o clube retorna à Série C do Campeonato Brasileiro após o rebaixamento.
O Manaus também terá compromisso longe de seus domínios. O Gavião do Norte enfrenta o Capital-TO, no estádio Nilton Santos, no Tocantins, buscando avançar à próxima fase da competição.
Já o Nacional-AM terá um dos confrontos mais desafiadores desta etapa. O Leão da Vila Municipal encara o Novorizontino fora de casa, no estádio Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, no interior paulista.
Único mandante do estado, o Manauara receberá o Itabaiana-SE no estádio da Colina, em Manaus. Conhecido como Robô da Amazônia, o clube terá a vantagem de atuar em casa diante do adversário sergipano, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
A segunda fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Esta etapa contará com 88 clubes, sendo 74 equipes classificadas pelo ranking da CBF, além dos 14 times que avançaram da primeira fase.
Historicamente, os melhores desempenhos dos clubes amazonenses na competição foram registrados pelo Nacional-AM, que chegou às oitavas de final em 2013 e acabou eliminado pelo Vasco, e pelo Amazonas, que caiu para o Flamengo na terceira fase da edição de 2024. Naquele ano, o clube carioca conquistou o título da Copa do Brasil.
Por Victoria Medeiros, da Redação da jovem Pan News Manaus
Foto: Rafael Ribeiro / CBF






