O Amazonas garantiu pela primeira vez medalhas na modalidade taekwondo na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A conquista ocorreu nesta quinta-feira (09/10) com os atletas Ramoel Silva, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), e Ryan Monteiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A competição, organizada pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), acontece em Natal (RN) até 18 de outubro e reúne mais de sete mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior, disputando 22 modalidades.
Ramoel Silva, de 18 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria -68 kg. O estudante de Educação Física da Uniasselvi integra a Equipe Reis de Taekwondo, de Iranduba.
A sensação é incrível e eu estou me sentindo muito satisfeito com o resultado, de ver que todo o esforço e dedicação valeram à pena. Eram 12 atletas na minha categoria e consegui chegar até à semifinal. No próximo ano, volto ainda mais dedicado e vou em busca do ouro para o meu estado, afirmou Ramoel Silva.

Ryan Monteiro, de 22 anos, garantiu bronze na categoria -74 kg. O estudante da Ufam integra a Associação Maquiné de Taekwondo, projeto social localizado no bairro Redenção, em Manaus.
Foi muito gratificante poder participar pela primeira vez do JUBs e já chegar fazendo história para o meu estado e minha universidade. Fico alegre com o meu desempenho e só tenho a agradecer meu mestre e minha equipe no processo de preparação para essa competição. Essa conquista é nossa!”, destacou Ryan Monteiro.

Para a presidente da Federação Amazonense de Desporto Universitário (Faud), Lilian Valente, a conquista indica crescimento do Amazonas no desporto universitário.
O resultado marca a primeira vez que atletas amazonenses sobem ao pódio do JUBs no taekwondo, consolidando presença do estado no cenário nacional.
Com informações da Assessoria.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus