Os municípios de Anamã e Careiro da Várzea agora contam com iluminação pública em LED, após a conclusão das obras de modernização do sistema de iluminação realizadas pelo Programa Ilumina+ Amazonas. A iniciativa, coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), busca substituir tecnologias obsoletas por soluções mais eficientes e sustentáveis em municípios do interior.
Com a entrega dos novos pontos de luz — 490 em Anamã e 449 no Careiro da Várzea — o estado atinge 59 municípios atendidos com o novo sistema, de um total de 61 cidades no interior. O investimento nos dois municípios foi de R$ 2,1 milhões, e faz parte de um conjunto de ações voltadas à atualização da infraestrutura urbana em localidades distantes da capital.
Até o momento, o programa já implantou mais de 112 mil pontos de LED em áreas urbanas e comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. Além da promessa de maior eficiência energética, a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, mercúrio e mistas por tecnologia LED é apontada como uma estratégia para reduzir custos com energia e diminuir o impacto ambiental da iluminação pública.
Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED pode representar uma economia de até 60% no consumo de energia.
O programa continua avançando em seu objetivo de levar uma iluminação pública mais moderna, sustentável e de alto desempenho a todos os municípios do interior do estado, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, afirmou.
Outras frentes do programa estão em andamento. Nova Olinda do Norte está recebendo 1.669 novos pontos de LED, com conclusão prevista para 30 de outubro. Em Apuí, a comunidade Sucunduri também está sendo beneficiada, com 381 pontos em instalação. Já em Coari, os trabalhos começaram nesta semana, com expectativa de instalar 4.595 pontos até o fim do mês.
A proposta do governo estadual é alcançar todos os municípios do interior com iluminação em LED até 2025, antes da Conferência do Clima (COP 30), que será realizada no Brasil. Caso a meta seja atingida, o Amazonas poderá se tornar o primeiro estado do país com cobertura total de LED em iluminação pública fora das capitais.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Tiago Corrêa/UGPE