Antes do Australian Open, João Fonseca perde duas posições na ATP

Carioca inicia campanha no primeiro Grand Slam do ano contra tenista americano

João Fonseca entra em quadra nesta segunda-feira para disputar o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, já com uma alteração em sua posição no ranking mundial. A lista da ATP atualizada nesta semana aponta o brasileiro na 32ª colocação, duas abaixo do posto que ocupava anteriormente.

A queda ocorreu após a ascensão de dois concorrentes diretos. O tcheco Tomas Machac, campeão do ATP 250 de Adelaide, teve um salto expressivo de 11 posições e agora figura como o 24º do mundo. Já Valentin Vacherot, de Mônaco, avançou uma colocação após chegar às quartas de final do torneio australiano e aparece em 31º no ranking.

Apesar da mudança na lista, João Fonseca segue como cabeça de chave no Australian Open. O carioca de 19 anos é o 28º pré-classificado do torneio, beneficiado pelas desistências do britânico Jack Draper e do dinamarquês Holger Rune, que estavam à sua frente no ranking usado para definir os cabeças de chave.

A estreia do brasileiro está prevista para a noite desta segunda-feira, não antes das 23h, diante do americano Eliot Spizzirri. O confronto marca o primeiro compromisso oficial de João na temporada 2025.

Inicialmente, o tenista disputaria os torneios de Brisbane e Adelaide antes do Grand Slam, mas acabou desistindo das competições por conta de dores na lombar. Assim, o Australian Open será seu primeiro torneio no ano.

O calendário do brasileiro segue cheio nas próximas semanas. Em fevereiro, João Fonseca terá de defender os pontos conquistados com o título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro. Na sequência, entre os dias 14 e 22, ele disputa o Rio Open, jogando diante da torcida brasileira.

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Mauricio Paiz/NurPhoto via Getty Images