A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (8), o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O ato saiu no Diário Oficial da União e encerra o processo regulatório do imunizante, permitindo sua produção e oferta exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O registro já havia sido antecipado pelo Ministério da Saúde em novembro. A previsão da pasta é iniciar a aplicação das doses em 2026.
Segundo a Anvisa, a vacina é tetravalente e indicada para pessoas de 12 a 59 anos, com possibilidade de ampliação do público após novos estudos. O imunizante será aplicado em dose única e utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, metodologia adotada em outras vacinas já utilizadas no país, como a da febre amarela e a tríplice viral.
A agência informou que o Instituto Butantan deverá manter estudos adicionais e realizar monitoramento ativo após o início da aplicação na população.
Produção e distribuição
Em novembro, o Butantan informou possuir 1 milhão de doses prontas para distribuição. A estimativa é atingir mais de 30 milhões de unidades disponíveis em meados de 2026.
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. O desenvolvimento envolveu parceria entre o Instituto Butantan, o Ministério da Saúde e a empresa chinesa WuXi Vaccines.
Eficácia
De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos. O imunizante também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença e contra quadros com sinais de alarme, conforme estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






