O tênis brasileiro viveu um domingo histórico. Aos 19 anos, João Fonseca conquistou o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0 — parciais de 6/3 e 6/4. O resultado representa o maior título de um brasileiro em simples desde Gustavo Kuerten, campeão do Masters 1000 de Cincinnati, em 2001.
O jogo
João Fonseca começou com intensidade e quebrou o saque do adversário logo no segundo game. Fokina reagiu e teve dois break points, mas o brasileiro mostrou força no saque — chegou a 232 km/h — e confirmou o game. O espanhol devolveu a quebra no quinto game, porém Fonseca voltou a pressionar, conquistando nova quebra e fechando o primeiro set por 6/3 após quatro oportunidades.
No segundo set, o jovem brasileiro manteve o ritmo e conseguiu um triplo break point logo no início. Fokina até salvou duas vezes, mas não evitou a quebra. Dominante no serviço, Fonseca impediu qualquer reação e confirmou todos os games de saque. Sem ceder pontos no último game, sacramentou o título com um 6/4 e muita emoção.
Feito histórico e salto no ranking
Com o troféu da Basileia, João Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a disputar e vencer uma final de ATP 500 desde a criação da categoria, em 2009. O resultado o coloca como quinto tenista mais jovem da história a decidir um torneio deste nível e o segundo mais jovem campeão da Basileia, atrás apenas de Jim Courier, em 1989.
A conquista fez o carioca saltar para a 28ª posição do ranking da ATP, somando 1.615 pontos. No início da temporada, ele ocupava o 145º lugar e ainda era visto como promessa. Dez meses depois, é o sexto melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.
Carreira em ascensão
O troféu conquistado na Suíça é o segundo título de ATP da carreira de João Fonseca, que já havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro. Ele também acumula conquistas importantes: o ATP Next Generation de 2024, voltado para os melhores jovens do circuito, e três títulos de Challenger, dois deles neste ano.
Próximos desafios
Com a meta de encerrar o ano no top-40 praticamente alcançada, Fonseca agora se prepara para o Masters 1000 de Paris, onde enfrentará o canadense Denis Shapovalov na estreia — com data e horário ainda a confirmar.
Retrospecto e freguesia espanhola
Esta foi a segunda vitória de João Fonseca sobre Fokina. O brasileiro já havia vencido o espanhol no Masters 1000 de Cincinnati, quando o adversário desistiu no segundo set. O número 18 do mundo, que vai subir para o 15º lugar na próxima atualização do ranking, ainda busca seu primeiro título em cinco finais disputadas na ATP.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News
Foto: Fabrice Coffrini/AFP



