Arrascaeta, Messi e atleta do Racing disputam final do prêmio Rei da América

Foram divulgados nesta terça-feira (23) os três finalistas do prêmio Rei da América de 2025. A lista reúne Arrascaeta, do Flamengo, Lionel Messi, do Inter Miami, e Adrián ‘Maravilla’ Martínez, do Racing, da Argentina. O vencedor será conhecido no dia 31 de dezembro.

A premiação é organizada pelo jornal uruguaio ‘El País’ e leva em conta o desempenho de atletas que atuam no futebol das Américas ao longo da temporada. A votação é realizada por 250 jornalistas de diferentes países do continente. Inicialmente, dez jogadores foram indicados, mas apenas três avançaram à fase final.

Arrascaeta aparece entre os concorrentes após ser eleito o principal jogador da Copa Libertadores da América em 2025. Além da campanha continental, o meia também teve participação relevante na temporada nacional, sendo o artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro, com 18 gols e 14 assistências, durante a conquista do título.

Lionel Messi também figura entre os finalistas. Apesar de nunca ter vencido o Rei da América, o argentino entra na disputa após liderar o Inter Miami na conquista inédita da MLS, a liga dos Estados Unidos. A imprensa argentina vê a edição atual como uma oportunidade para o jogador conquistar o troféu, já que ele passou a maior parte da carreira no futebol europeu.

O terceiro nome na disputa é Adrián ‘Maravilla’ Martínez, atacante do Racing, que teve destaque ao longo da temporada pelo clube argentino e completa a lista de finalistas anunciada nesta semana.

Caso Arrascaeta seja o vencedor, ele se tornará o quinto jogador do Flamengo a conquistar o prêmio. Zico (1977, 81 e 82), Bebeto (89), Gabigol (2019) e Pedro (2022) já receberam a honraria atuando pelo clube carioca. O uruguaio, por sua vez, já havia ficado com a terceira colocação em 2019 e o segundo lugar em 2022.

Além dos finalistas, outros atletas do Flamengo também apareceram entre os dez mais votados nesta edição, como Rossi, Danilo, Pedro e Bruno Henrique, segundo a lista divulgada pelo prêmio.

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Lucas Figueiredo e Roberto Tuero/SOPA Images/LightRocket via Getty Images