Faltando menos de três semanas para o início da COP30, em Belém (PA), líderes mundiais e cientistas se preparam para a conferência sobre mudanças climáticas. O astrofísico Ricardo Ogando, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (MCTI), afirma que a Terra é “a nossa única opção” diante do cenário global. Ele integra a rede Astronomers for Planet Earth, que reúne cerca de 2,3 mil astrônomos e voluntários empenhados em soluções concretas para a regeneração do planeta.
Em entrevista exclusiva, Ogando reforçou a importância de políticas públicas firmes em favor do meio ambiente, e rejeitou a crença de que a humanidade possa migrar para um “Planeta B”.
“São vários fatores que você tem que conjugar para chegar a um planeta que seja habitável. […] Nosso planeta é algo muito extraordinário mesmo”, explicou.
Para o astrofísico, até Marte, planeta vizinho da Terra, enfrenta desafios ambientais, de infraestrutura e financeiros que o tornam inviável como alternativa de moradia humana.
“É muito mais barato ficar na Terra e cuidar dela. Essa é uma conta fácil de fazer”, disse Ogando.
A entrevista integra o podcast S.O.S! Terra Chamando!, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estreia no dia 3 de novembro, na Rádio MEC.
Ogando ressalta que o planeta vive uma espécie de “febre” ambiental:
“A Terra está gritando muito. A Terra está pedindo muito socorro. […] Estamos vivendo uma emergência climática que tem razões baseadas no nosso estilo de vida, de consumo e que arranca do planeta mais do que ele pode dar”, alertou.
Com informações da Agência Brasil
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus



