O Atlético-MG garantiu presença na grande final da CONMEBOL Sul-Americana ao vencer o Independiente del Valle por 3 a 1, na noite desta terça-feira (28), na Arena MRV. O resultado coloca o Galo na disputa pelo título inédito do torneio.
O adversário da equipe mineira será conhecido na quinta-feira (30), quando Lanús e Universidad de Chile se enfrentam na Argentina. O primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2, e a final está marcada para o dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
Primeiro tempo de domínio alvinegro
O primeiro tempo foi de tranquilidade para o galo. Com o goleiro Everson como mero espectador, o Atlético pressionou o Independiente del Valle desde o início e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.
O placar poderia ter sido aberto logo aos dois minutos, mas Villar fez um milagre na cabeçada de Junior Alonso.
Aos 35, não teve jeito. Rony chutou e o goleiro defendeu com os pés. No rebote, Villar se atrapalhou e espalmou a bola nos pés de Dudu, que ajeitou para o meio da área. Guilherme Arana encheu o pé e fez explodir a Arena MRV.
Em mais uma falha da defesa do Independiente del Valle, o Galo ampliou aos 44 minutos. Dudu roubou a bola no meio-campo, fez grande jogada individual e deu passe preciso para Bernard, que cavou na saída de Villar. Um golaço na Arena MRV.
Reação equatoriana e o gol que encerrou o jejum de Hulk
Com a vantagem construída, o Atlético-MG voltou para o segundo tempo tranquilo. Aos 12 minutos, Hulk entrou no lugar de Rony para delírio dos torcedores. Mas a apreensão tomou conta da Arena MRV após uma falha de Everson. Arroyo chutou de fora da área, o goleiro soltou e Spinelli recolocou o Independiente del Valle, aos 18.
Empolgado, o time equatoriano se lançou em busca do empate. Mas se descuidou lá atrás. Aos 27 minutos, Hulk recebeu lançamento de Junior Alonso nas costas da defesa, invadiu a área e bateu na saída de Villar, encerrando um jejum de 15 partidas sem marcar.
Autor do terceiro gol atleticano, Hulk encerrou um jejum de 15 partidas. A última vez que havia balançado as redes foi no dia 14 de agosto, sobre o Godoy Cruz, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Destaque também para Dudu, que deu as assistências para Guilherme Arana e Bernard.
Caminho até a decisão
Na partida de ida, realizada na semana passada, no Equador, o Independiente del Valle vencia por 1 a 0 até os 46 minutos do 2º tempo, quando Dudu garantiu o empate para o Atlético-MG.
Com o resultado agregado e a vitória em casa, o Galo agora vai em busca do título inédito da competição continental e segue embalado pela força de sua torcida na Arena MRV.
O segundo finalista da competição será conhecido nesta quinta-feira (30). Lanús (ARG) e Universidad de Chile (CHI), que empataram o duelo de ida por 2 a 2, se enfrentam na Argentina.
A final da Copa Sul-Americana 2025 será disputada no sábado, dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol ainda irá divulgar o estádio da decisão e o horário.
O Galo tenta ser o quinto time brasileiro a conquistar a Sul-Americana. Athletico-PR (2021 e 2018), Chapecoense (2016), São Paulo (2012) e Inter (2008) foram campeões. O torneio é disputado em final única desde 2019.
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Pedro Vilela/Getty Images



