O Amazonas se tornou um dos destaques nacionais na resposta ao HIV após implementar a autorização que permite a prescrição da primeira terapia antirretroviral por enfermeiros — medida que reduziu em até 50% o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. O avanço foi apresentado nesta quinta-feira (4/12), em Brasília, durante reunião estratégica promovida pelo Ministério da Saúde, que reuniu gestores do SUS nas áreas de HIV, aids, hepatites virais, tuberculose e demais infecções sexualmente transmissíveis.
Além de melhorar o acesso à terapia, o estado também se destaca pelas ações de prevenção da transmissão de HIV, sífilis e hepatites virais de mãe para filho, reconhecidas como práticas de referência pelo Ministério da Saúde.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirmou que os resultados refletem um trabalho contínuo.
“O Amazonas tem avançado com responsabilidade e resultados concretos. Estar entre as referências nacionais é fruto do esforço das equipes e da construção de uma linha de cuidado sólida”, disse.
Representando o Amazonas no encontro, o coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids, Rodrigo Pedroza, ressaltou que a troca de experiências fortalece a resposta nacional.
“Viemos apresentar iniciativas que têm dado bons resultados, como a estratégia de Tefé no manejo da Aids avançada. Esse tipo de compartilhamento ajuda outros estados e fortalece o SUS como um todo”, afirmou.
A farmacêutica bioquímica Marineide Silva, que integra a equipe nacional responsável por validar processos relacionados à transmissão vertical do HIV, destacou a importância da participação do Amazonas no debate técnico.
“É uma oportunidade de contribuir com a experiência acumulada no estado e apoiar a qualificação das políticas públicas em nível nacional”, disse.
A reunião segue até o final do dia, com apresentação de experiências e construção conjunta de estratégias para aprimorar o enfrentamento das ISTs em todo o país.
Com Informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






