Avanços nas obras do Prosamin+ em Manaus são confirmados durante missão técnica

Missão técnica em Manaus confirma progresso nas obras do Prosamin+, programa do Governo do Amazonas que promove melhorias urbanas, habitacionais e ambientais na capital.

Manaus (AM) – O avanço das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pelo Governo do Amazonas por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), foi confirmado durante missão técnica de acompanhamento realizada entre os dias 10 e 13 de novembro, na capital amazonense.

A equipe técnica, composta por especialistas das áreas de água, saneamento e meio ambiente, participou de reuniões e visitou os canteiros de obras nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, além dos conjuntos habitacionais localizados entre as vias Silves e Maués, na zona sul.

Segundo Gustavo Méndez, líder da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, o programa está progredindo conforme as exigências da instituição.

“Durante a missão, verificamos o avanço do Prosamin+, o cumprimento das políticas ambientais e sociais e o bom desempenho da execução das obras”, afirmou Méndez.

O secretário da Sedurb e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, reforçou a importância do acompanhamento técnico para garantir a qualidade e segurança dos trabalhos.

“Os especialistas avaliaram positivamente o planejamento, a segurança e a qualidade das obras, que seguem todas as políticas de salvaguardas ambientais exigidas”, destacou.

A missão contou ainda com a participação da consultora Gabriela Capobianco e do especialista ambiental Nicolas Bujak, além dos subcoordenadores da UGPE nas áreas de Planejamento, Engenharia, Projetos Sociais e Jurídico.

Resultados do Prosamin+ em Manaus

O Prosamin+ já beneficiou 1.808 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, por meio de indenizações, bônus-moradia e novas unidades habitacionais, retirando moradores de áreas de risco. Até 2027, a meta é reassentar 2.580 famílias e construir 808 novas moradias.

Na área de saneamento, o programa está implantando 60 km de redes coletoras de esgoto e seis estações elevatórias, que levarão os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Raiz, construída em parceria com a concessionária Águas de Manaus. A ETE beneficiará cerca de 220 mil pessoas.

Atualmente, as obras de esgotamento sanitário avançam na Comunidade da Sharp e no Conjunto dos Industriários, com mais de 7,3 mil metros de rede coletora e 1.308 ligações domiciliares já concluídas.

Outra frente de obras em destaque é a construção de uma nova ponte sobre o Igarapé do Quarenta, na Avenida Autaz Mirim, zona leste, que substituirá a antiga galeria e reduzirá riscos de alagação, além de melhorar o trânsito na região.

O programa também está urbanizando 340 mil metros quadrados na área do Igarapé do Quarenta, entre a Avenida Manaus 2000 e a Comunidade da Sharp, abrangendo os bairros Armando Mendes, Distrito Industrial, Japiim e Coroado. Pela primeira vez, o Prosamin+ inclui ainda um plano de reflorestamento urbano.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.