O Campeonato Amazonense 2026 começa neste sábado (10) e promete movimentar o futebol local desde a primeira rodada. Ao todo, oito equipes disputam o título e buscam se destacar na principal competição do estado.
Após meses de preparação, os clubes finalizaram ajustes físicos e táticos. A pré-temporada incluiu reformulações de elencos, novas contratações e uma série de jogos-treino. Duelos como Manaus x São Raimundo e Nacional x RPE Parintins, além de confrontos contra times de fora do estado, foram fundamentais para testar estratégias e dar ritmo aos jogadores.
O Amazonas FC, atual campeão, optou por realizar a pré-temporada fora do estado, no Centro de Treinamentos do Retrô, em Recife (PE). Manauara e Manaus treinaram em suas próprias estruturas, enquanto o Nacional utilizou o CT do Instituto 3B e o São Raimundo fez trabalhos em campo no município de Iranduba.
O Barezão 2026 também valoriza os clubes do interior. O RPE Parintins, de Rio Preto da Eva, treinou no campo do Colégio Adventista; o Princesa do Solimões, em Manacapuru, utilizou o estádio Gilberto Mestrinho; e o Itacoatiara treinou no CT do Fast Clube, na Velha Serpa.
Para o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, o campeonato deve ser histórico.
“O Barezão 2026 promete ser uma das maiores edições da história do nosso futebol. O campeonato cresce a cada ano e já posso adiantar que teremos algumas novidades, que serão anunciadas ainda nesta semana, antes de a bola rolar. Estamos muito felizes com todos os preparativos e o público, o torcedor do futebol amazonense, pode ter certeza de que teremos uma competição inesquecível”, afirmou Rozenha.
Jogos da 1ª rodada
Sábado (10/01)
-
Amazonas FC x São Raimundo – 18h30 – Arena da Amazônia
Domingo (11/01)
-
Nacional x Itacoatiara – 15h30 – Arena da Amazônia
-
Manauara x Princesa do Solimões – 20h – Arena da Amazônia
Segunda-feira (12/01)
-
Manaus x RPE Parintins – 20h – Estádio Carlos Zamith
Com equipes bem preparadas, elenco reforçado e jogos-treino que ajudaram a definir estratégias, o Barezão 2026 promete partidas equilibradas e disputas intensas desde o início, destacando tanto os clubes da capital quanto os representantes do interior do estado.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Jovem Pan News Manaus






