Barezão 2026: Clubes e FAF definem regulamento e formato da próxima edição do Campeonato Amazonense

Em reunião realizada na manhã da última terça-feira (30), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e representantes dos clubes da elite do futebol estadual definiram os principais detalhes do Campeonato Amazonense Série A 2026. O encontro, que ocorreu na sede da entidade, em Manaus, serviu para aprovar o regulamento da competição, discutir o modelo de disputa e alinhar o calendário da próxima temporada, que deve começar entre a primeira e a segunda semana de janeiro.

Durante a reunião, ficou definido que o torneio seguirá um modelo com dois turnos e fases eliminatórias. No primeiro turno, os times da chave A enfrentarão os da chave B, com semifinais dentro do próprio grupo. Já no segundo turno, os confrontos acontecerão dentro das chaves, com cruzamento na fase semifinal. A fórmula foi aprovada após votação entre os clubes presentes.

A competição está prevista para começar na primeira ou segunda semana de janeiro. Além da disputa pelo título, o campeonato também garante vagas para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil aos dois primeiros colocados. As equipes terão um prazo para confirmar a participação e, conforme aprovado, apenas uma será rebaixada à Série B do estadual.

Dos oito clubes inscritos — Nacional FC, Amazonas FC, Manauara EC, RPE Parintins, Princesa EC, Manaus FC, Itacoatiara FC e São Raimundo — apenas o São Raimundo, conhecido como Tufão da Colina, não compareceu ao encontro. A tabela oficial deve ser divulgada nas próximas semanas.

O presidente do Nacional FC, Saullo Vianna, destacou a importância da reunião técnica para o planejamento da temporada.

“Momento importante para que os clubes possam definir, juntamente com a Federação, a fórmula do campeonato e outras dúvidas para que a gente possa ter uma definição e as equipes se prepararem para o Barezão 2026”, afirmou.

Além de disputar o estadual, o Nacional também estará na Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. Vianna compartilhou as ambições do clube para o próximo ano.

“O Nacional está se preparando. Estamos na fase de execução do planejamento para o ano de 2026. Inclusive, o Barezão é uma das nossas principais competições que vamos disputar, pois garante calendário para 2027. O objetivo é um time forte, aguerrido para que possamos ir em busca do 44º título para o Nacional, que é o maior campeão amazonense e a nossa torcida sempre está na expectativa para que tenhamos um time forte para ser campeão.”

Com a definição da fórmula de disputa e as expectativas altas entre os clubes, o Barezão 2026 promete movimentar o calendário do futebol amazonense logo no início do próximo ano.

 

 

 

 

 

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Ágatha Sena / FAF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *