O Manauara largou com vitória no Campeonato Amazonense 2026 ao derrotar o Princesa do Solimões por 1 a 0, na noite deste domingo (11), na Arena da Amazônia. Quando o empate sem gols parecia definido, o Robô balançou a rede nos acréscimos e garantiu os três pontos. O responsável pelo gol decisivo foi o meia Pablo Pardal.
Com o resultado da estreia, o Manauara, integrante do grupo A, terminou a rodada na vice-liderança com três pontos, mesma pontuação do Amazonas, que leva vantagem no saldo de gols. Já o Princesa do Solimões, que está no grupo B, inicia a competição sem pontuar, ao lado do São Raimundo.
O gol da vitória saiu aos 49 minutos do segundo tempo, na última jogada da partida. Fabrício avançou pela direita em jogada individual e cruzou para a segunda trave.
Livre de marcação, Pablo Pardal apareceu bem posicionado e cabeceou com firmeza, levando a torcida laranja à explosão na Arena.
Antes disso, o segundo tempo foi marcado por insistência do Manauara e resistência defensiva do Princesa. Logo aos oito minutos da etapa final, Vitinho avançou pela direita, puxou para o meio e finalizou com a perna esquerda, exigindo boa defesa de Hugo Sampaio.
Apesar da pressão, o Robô encontrava dificuldades para furar o bloqueio do Tubarão, que se mantinha organizado e apostava em sair de Manaus com um ponto.
Na primeira etapa, o Manauara teve mais posse de bola e postura ofensiva desde o apito inicial. Aos oito minutos, Jhonathan Moc levou perigo em cabeçada defendida por Hugo Sampaio. Bem postado, o Princesa do Solimões fechava os espaços e buscava surpreender nos contra-ataques.
A melhor chance do Tubarão no jogo aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo. Após bola atravessada na área, Gabriel Alves finalizou, a bola desviou na defesa e sobrou para Dedê, que chutou forte. O goleiro David Becker ainda tocou na bola, mas Vitinho salvou em cima da linha e evitou o gol do Princesa.
Apesar do esforço defensivo, o Princesa também levou perigo no fim da partida. Aos 39 minutos do segundo tempo, Jean Torres arriscou de fora da área, obrigando David Becker a espalmar.
Ao término do confronto, Pablo Pardal foi escolhido o “Caboco do Jogo”, prêmio concedido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao destaque da partida, a partir de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
Na próxima rodada do Estadual, o Manauara enfrenta o Manaus no domingo (18), às 15h30, no estádio Carlos Zamith. O Princesa do Solimões, por sua vez, visita o Parintins no sábado (17), também às 15h30, no estádio Francisco Garcia, o Chicão, em Rio Preto da Eva, município localizado a cerca de 80 quilômetros de Manaus.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus*
Foto: Laiza Balieiro / Manauara EC






