A atividade acontece das 9h às 12h, no prédio histórico da instituição, localizado na Rua Barroso, 57, Centro de Manaus, e tem como objetivo estimular o hábito da leitura, incentivar o compartilhamento de obras literárias e fortalecer a biblioteca como espaço de cultura, memória e convivência.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e executada pelo Departamento de Gestão de Bibliotecas, reforçando o compromisso de democratizar o acesso à leitura e aproximar a comunidade do universo literário.
Troca bimestral de livros e gibis
Realizada bimestralmente, sempre no último domingo do período, a Troca de Livros e Gibis se consolidou como um ponto de encontro para colecionadores, famílias, leitores iniciantes e apaixonados por literatura. O funcionamento é simples: cada item entregue dentro do regulamento permite a escolha de outro, garantindo circulação contínua e saudável de livros, gibis e HQs.
Regulamento de trocas
Materiais aceitos:
-
Livros de literatura geral, brasileira e da Amazônia
-
Literatura infantil
-
Gibis, HQs e mangás
-
Biografias, artes e títulos relacionados à Amazônia
-
Outras temáticas podem ser avaliadas no ato da entrega
Materiais não aceitos:
-
Livros didáticos, listas telefônicas, enciclopédias, teses e dissertações
-
Materiais políticos, livros eróticos, legislação desatualizada
-
Livros de informática, religiosos de distribuição gratuita ou para colorir
Condição do material:
Não serão aceitos livros sujo, rasgado, rasurado, deteriorado, com folhas soltas ou faltantes, infectados ou com identificação institucional.
Programação paralela
Além da troca de livros, o público poderá participar de visitas monitoradas ao prédio histórico da Biblioteca, conhecendo sua trajetória, arquitetura e importância para a memória cultural do Amazonas.
Para as crianças, haverá o Espaço Criança, com livros infantis, desenhos e jogos educativos, tornando a experiência lúdica e educativa para toda a família.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






