Black Friday 2025: Pesquisa aponta otimismo e consumo elevado na data

Levantamento da Fecomécio/AM mostra que 92% dos manauaras pretendem comprar na data promocional; maioria fará compras presenciais e gastará acima de R$ 250

A Black Friday 2025, que acontece na última sexta-feira de novembro, promete movimentar o comércio de Manaus. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 92% dos consumidores manauaras afirmam que pretendem realizar compras durante o período promocional — o que representa nove em cada dez entrevistados. Apenas 8% declararam não ter intenção de comprar.

O estudo foi realizado com consumidores do comércio varejista da capital e revela um cenário de otimismo para lojistas e prestadores de serviços, reforçando a expectativa de aumento nas vendas neste fim de ano.

De acordo com o presidente da Fecomércio Amazonas, Aderson Frota, a Black Friday já se consolidou no calendário comercial do país e tem impacto direto na economia local.

A Black Friday é uma das datas que já fazem parte do calendário comercial do ano. Nós fizemos a pesquisa para orientar os empresários, e 92% das pessoas entrevistadas dizem que vão comprar nessa data. É um resultado muito positivo”, destacou Aderson Frota.


Comportamento de compra

Segundo a pesquisa, 47% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções durante a semana da Black Friday, enquanto 22% concentrarão as compras no dia exato do evento.

Entre os produtos mais procurados estão:

  • Eletrônicos, moda e vestuário, eletrodomésticos, beleza e perfumaria, celulares, supermercado, casa e decoração, brinquedos e jogos (85% das intenções de compra).

  • Artigos esportivos, alimentos e bebidas, bolsas e acessórios, passeios, viagens e produtos pet (15% das intenções).


 Gasto médio e formas de pagamento

Mais da metade dos entrevistados (54%) pretende gastar acima de R$ 250. Outros 23% devem desembolsar entre R$ 151 e R$ 250, enquanto 17% planejam gastar de R$ 81 a R$ 150, e 6% até R$ 80.

O cartão de crédito continua como principal meio de pagamento, citado por 46% dos consumidores, seguido pelo Pix (38%) e pelo crediário ou cartão das lojas (16%).

Os formatos de pagamento que estão preponderando são o cartão de crédito e o Pix. Isso mostra a consolidação dessas ferramentas nas datas comerciais mais fortes”, ressaltou Frota.


Compras presenciais seguem em alta

Mesmo com o avanço das plataformas digitais, o levantamento aponta que 81% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas. Apenas 10% devem optar pelo comércio online, enquanto 9% ainda não decidiram.

Entre os que preferem as compras presenciais, a pesquisa revela a seguinte distribuição:

  • Centro da cidade – 45%

  • Shopping centers – 32%

  • Lojas de bairro – 16%

De forma até surpreendente, 81% afirmam que vão fazer compras presenciais, principalmente no Centro, depois nos shoppings e nas lojas de bairro. São dados que ajudam o empresário a planejar melhor o atendimento”, completou o presidente da Fecomércio-AM.


Metodologia e acesso

A pesquisa foi realizada pelo IFPEAM, órgão da Fecomércio Amazonas, com consumidores do comércio varejista da capital. O levantamento tem o objetivo de identificar tendências de comportamento de compra, hábitos de consumo e formas de pagamento adotadas durante a Black Friday.

O conteúdo completo está disponível no site: www.fecomercio-am.org.br


Com informações Assessorias de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *