A seleção brasileira de vôlei sentado encerrou com destaque sua participação na Copa do Mundo da modalidade, disputada em Indiana, nos Estados Unidos. O país conquistou duas medalhas de prata, nas categorias masculina e feminina, terminando a competição no último sábado (18) com grande desempenho, apesar das derrotas nas finais.
Na disputa feminina, o Brasil protagonizou uma partida emocionante contra as donas da casa, as norte-americanas. O time brasileiro começou dominando e chegou a abrir dois sets de vantagem. No entanto, as adversárias reagiram e conseguiram virar o jogo. O placar terminou 3 sets a 2 para as estadunidenses parciais de 24/26, 20/25, 25/18, 25/20 e 15/12).
Já na final masculina, o desafio foi contra o Egito. Os africanos impuseram seu ritmo e superaram o Brasil por 3 sets a 1, em uma partida de altos e baixos para os brasileiros. Os sets foram definidos em 25/19, 22/25, 25/15 e 25/21).
Apesar dos vice-campeonatos, o desempenho brasileiro na temporada 2025 segue impressionante. As seleções masculina e feminina já haviam subido ao lugar mais alto do pódio em duas competições internacionais importantes neste ano.
A equipe masculina e a feminina conquistaram tanto o título do Campeonato Zonal Pan-Americano, realizado em maio em Denver, também nos Estados Unidos como a 1° Copa América de vôlei sentado, disputada em agosto em Curitiba, Paraná.
Com o desempenho nos EUA, o Brasil soma sua sexta medalha internacional em 2025, consolidando-se como uma potência global no vôlei sentado e mantendo viva a expectativa por mais conquistas em eventos futuros, como o Campeonato Mundial e os Jogos Paralímpicos.
Com informações da Agência Brasil*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação/World Paravolley