A seleção brasileira feminina enfrenta Portugal nesta terça-feira, 2 de dezembro, às 15h45 (horário de Manaus), em amistoso marcado para o Estádio Municipal de Aveiro. O duelo encerra o calendário do time comandado por Arthur Elias em 2025.
A equipe chega ao confronto após a derrota por 3 a 1 para a Noruega, na última sexta-feira, em Cádiz, na Espanha. O resultado interrompeu uma série de oito jogos de invencibilidade. Gaupset (duas vezes) e Ada Hederberg anotaram os gols das norueguesas, enquanto Mariza descontou para o Brasil.
Apesar do revés recente, o ano foi positivo para a seleção. Em 2025, o Brasil disputou 14 partidas, somou nove vitórias, dois empates e três derrotas, além de conquistar a Copa América ao bater a Colômbia nos pênaltis na decisão.
Para o amistoso em Aveiro, Arthur Elias pode contar novamente com peças importantes. Ausentes contra a Noruega, a volante Duda Sampaio e a lateral Yasmin podem reaparecer entre as opções. O treinador também avalia testar outras jogadoras no time titular, como Brena e Dudinha.
Brasil — técnico: Arthur Elias
Time provável: Lorena; Bruninha, Tarciane, Isa Haas, Mariza e Isabela (Yasmin); Duda Sampaio (Ary Borges), Angelina; Luany, Bia Zaneratto e Gabi Portilho.
Do outro lado, Portugal tenta repetir a boa atuação que teve na última sexta-feira, apesar da derrota por 2 a 1 para a Holanda. A equipe ocupa atualmente a 23ª posição no ranking da FIFA e ainda busca sua primeira vitória sobre a seleção brasileira. A tendência é que o técnico Francisco Neto mantenha a base da escalação utilizada no duelo anterior.
Portugal — técnico: Francisco Neto
Time provável: Patrícia Morais; Bea, Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado; Tatiana Pinto, Dolores Silva e Andreia Faria; Kika Nazareth, Ana Capeta e Telma Encarnação.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Lívia Villas Boas/CBF






