Pesquisadores brasileiros são os principais responsáveis pelo estudo da Amazônia, com 48% dos artigos científicos publicados em 2024 assinados por autores do país. A informação consta no livro Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030, que analisa a contribuição do sistema nacional de pós-graduação para a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.
A liderança brasileira na produção científica sobre a Amazônia reflete décadas de investimento em formação acadêmica e expansão da pós-graduação na região norte. Entre os autores da publicação, destacam-se Valdir Florêncio da Veiga Junior, Ana Claudia Ruggieri e Sandro Márcio Lima, que afirmam que o protagonismo nacional só foi possível graças ao esforço contínuo na construção de uma comunidade científica qualificada.
Segundo Antonio Gomes Souza Filho, Diretor de Avaliação da CAPES, “o crescimento das instituições amazônicas na pesquisa é resultado direto de políticas públicas que reduziram assimetrias regionais e fortaleceram a soberania científica do país”.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) lidera a lista de instituições com mais publicações sobre a Amazônia, com 531 artigos, seguida pela Universidade de São Paulo (505) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (340). Entre as dez instituições com maior produção, duas são estrangeiras: o CNRS da França e a Academia de Ciências da China.
O levantamento também mostra que, em 2023, a Amazônia Legal contava com 432 programas de pós-graduação stricto sensu, um aumento de 61% em dez anos, com cerca de 10 mil professores e 35 mil alunos. O crescimento da pós-graduação na região contribui para pesquisas voltadas à melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, considerando o papel ativo das populações indígenas e tradicionais.
Com 248 páginas divididas em oito capítulos, o livro organiza estudos em nove grandes áreas do conhecimento e destaca projetos voltados à Amazônia. A publicação é apresentada como contribuição brasileira para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA).
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.



