A seleção brasileira terminou a Copa do Mundo Sub-17, no Catar, na quarta posição, após perder para a Itália por 4 a 2 nos pênaltis na disputa pelo terceiro lugar. O duelo terminou 0 a 0 no tempo normal, mesmo com o Brasil jogando com um atleta a menos desde os 12 minutos do primeiro tempo, quando Vitor Fernandes foi expulso.
Durante as cobranças, o goleiro brasileiro João Pedro defendeu o pênalti de Andre Luongo, mas a Itália contou com Longoni defendendo os chutes de Luiz Pacheco e Luiz Eduardo, garantindo a medalha de bronze para os italianos.
Primeiro tempo
A etapa inicial foi dominada pela Itália, que se aproveitou da expulsão de Vitor Fernandes para pressionar o Brasil. Com um jogador a menos, a seleção brasileira adotou postura defensiva e criou poucas chances, sendo a principal uma cobrança de falta de Ruan Pablo. O goleiro João Pedro foi responsável por segurar o 0 a 0 até o intervalo, evitando que os italianos abrissem o placar.
Campanha invicta
Apesar da derrota na disputa do terceiro lugar, o Brasil encerrou a competição invicto em oito jogos, com duas vitórias e seis empates. Nas disputas de pênaltis, a seleção brasileira eliminou Paraguai (16 avos de final) e França (oitavas), mas foi derrotada por Portugal na semifinal e pela Itália na disputa do bronze.
por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Nelson Terme/CBF






