A seleção brasileira masculina de futebol perdeu para o Japão por 3 a 2 em amistoso realizado nesta terça-feira (14), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. O jogo faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México.
O Brasil abriu 2 a 0 na primeira etapa, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, mas sofreu a virada em 20 minutos do segundo tempo, com Minamino, Nakamura e Ueda. Esta é a primeira derrota da seleção brasileira para o Japão e a primeira vez nos últimos cinco jogos que o sistema defensivo sofreu dois gols em um mesmo confronto.
Jogo
Na primeira etapa, o Brasil começou em vantagem e controlou as ações, mesmo diante da marcação japonesa organizada com cinco jogadores na defesa. Aos 21 minutos, Ueda quase marcou para os japoneses, mas a bola passou rente à trave. Quatro minutos depois, Bruno Guimarães fez passe de primeira e Paulo Henrique abriu o placar. Aos 31 minutos, Lucas Paquetá levantou de cavadinha e Gabriel Martinelli ampliou para 2 a 0.
No segundo tempo, o ritmo brasileiro caiu, e a equipe sofreu três gols em 25 minutos. Minamino marcou aos seis minutos após erro de Fabrício Bruno. Nakamura empatou aos 16, aproveitando cruzamento de Ito, e Ueda virou aos 25 minutos após cabeceio em cobrança de escanteio.
O técnico Carlo Ancelotti realizou substituições para tentar reagir: Rodrygo entrou no lugar de Vinícius Júnior, Joelinton substituiu Bruno Guimarães, e, posteriormente, Luiz Henrique, Carlos Augusto e Paquetá foram substituídos por Estevão, Caio Henrique e Richarlison, respectivamente. Apesar das mudanças, o Japão manteve o controle do jogo e o placar final foi 3 a 2.
Nos 14 jogos realizados entre as seleções, o Brasil tem 11 vitórias, dois empates e uma derrota. Foram 37 gols marcados e oito sofridos.
O Brasil terá próximos amistosos contra Senegal e Tunísia na Europa durante a próxima data FIFA, em novembro.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus