Brasileiro conquista 4º lugar histórico na Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe

O Brasil alcançou uma marca inédita no snowboard halfpipe. Na madrugada desta sexta-feira (12), em Secret Garden, na China, Pat Burgener garantiu a quarta colocação na etapa da Copa do Mundo, registrando o melhor resultado do país na modalidade. Na segunda descida, o atleta somou 81.25 pontos, ficando apenas 7.75 pontos atrás do japonês Hirano Ruka, terceiro colocado. O pódio ainda teve Ayumu Hirano com o ouro e Yuto Totsuka com a prata.

A busca de Burgener por novos horizontes começou meses atrás, quando decidiu trocar de nacionalidade esportiva em busca de uma vaga nos Jogos de Milão-Cortina 2026. Em junho, a Federação Suíça de Esqui (Swiss-Ski) divulgou um comunicado oficial confirmando sua mudança para representar o Brasil.

A trajetória do atleta de 31 anos inclui duas medalhas de bronze em Mundiais de Snowboard — conquistadas em 2017 e 2023 — além de resultados expressivos pelas cores da Suíça: quinto lugar nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 e 11º em Pequim 2022. Filho de mãe brasileira, Pat nasceu na Suíça, mas agora mira seu futuro competitivo defendendo o Brasil.

Outro nome brasileiro na prova, Augustinho Teixeira terminou a etapa sem pontuar e caiu uma posição no ranking, embora mantenha a 22ª colocação, dentro da zona de classificação para Milão-Cortina. A próxima etapa da Copa do Mundo será em Copper Mountain, nos Estados Unidos, com classificatória marcada para o dia 17, às 16h (horário de Brasília).

O snowboard, modalidade também conhecida como surfe na neve, exige que o atleta se equilibre sobre uma prancha enquanto desce por uma montanha coberta de neve. Em provas como o halfpipe, os competidores realizam manobras em longos tubos curvos e declinados, acumulando pontos conforme a dificuldade e execução dos movimentos.

Próximas etapas da Copa do Mundo

  • 17 a 19 de dezembro de 2025 – Copper Mountain (EUA)

  • 31 de dezembro a 2 de janeiro de 2026 – Calgary (Canadá)

  • 7 a 10 de janeiro de 2026 – Aspen Snowmass (EUA)

  • 15 a 18 de janeiro de 2026 – Laax (Suíça)

  • 7 a 8 de março de 2026 – Ban-K (Japão)

  • 26 a 29 de março de 2026 – Silvaplana (Suíça)

 

 

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus 

Foto: Reprodução / Instagram