Apesar de uma semana marcada por fortes rajadas de vento e temporais no Centro-Sul, o fim de semana deve manter o tempo instável em boa parte do Brasil. Na Região Norte, e especialmente no Amazonas, as previsões indicam calor intenso e chuvas irregulares, com episódios de forte volume que podem causar transtornos em Manaus.
De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica formado no Paraguai na sexta-feira (12) deve favorecer a formação de um corredor de umidade, levando o ar quente e úmido do Norte em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. “O fenômeno não tem relação com o ciclone que atuou nos últimos dias e já está em alto mar, sem influência nas condições do tempo”, informou o órgão.
No Amazonas, o padrão das chuvas tem se mostrado atípico. Em Manaus, os dias de precipitação têm sido menos frequentes que em anos anteriores, mas quando a chuva cai, o volume é elevado, provocando alagamentos e caos na cidade. Um exemplo recente foi registrado no domingo passado, quando uma forte chuva causou pontos de alagamento e transtornos no trânsito, quedas de árvores, e interrupções no fornecimento de energia na cidade que só foi normalizado três dias depois.
As regiões mais atingidas por temporais no Brasil devem ser o oeste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, parte do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e parte de Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esses locais podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia, com ventos de até 100 km/h, risco de granizo e alagamentos.
Desde sexta-feira (12), já chove forte em algumas dessas regiões, e a previsão é de que a instabilidade siga até domingo (14). No centro, oeste e sul do Paraná, os acumulados podem variar entre 150 e 200 milímetros, volume equivalente ou superior à média mensal. No norte de Santa Catarina, sul e centro-oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os acumulados devem ficar entre 100 e 150 milímetros.
Calor continua em grande parte do país
Mesmo com temporais, o calor deve predominar no Brasil. Porto Alegre e Belo Horizonte podem registrar máximas de 31°C, enquanto no Rio de Janeiro a temperatura chega a 35°C. No Centro-Oeste, Cuiabá terá máxima de 34°C, Goiânia 31°C e Campo Grande 29°C. No Nordeste, onde o tempo deve permanecer mais firme, as temperaturas variam entre 31°C e 32°C nas principais capitais.
Previsão detalhada por região
Sul
Sábado: instabilidade em boa parte da região, com pancadas moderadas e fortes no Paraná e Santa Catarina; norte do Rio Grande do Sul pode ter chuva intensa e rajadas de até 70 km/h no norte e leste do Paraná.
Domingo: aumento da chuva, especialmente no norte do Paraná; Rio Grande do Sul mantém cenário semelhante ao sábado.
Sudeste
Sábado: tempo instável durante todo o dia, com risco de temporais à tarde em São Paulo, centro de Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Domingo: chuvas no oeste e sul paulista e Triângulo Mineiro, com risco de tempestades à tarde.
Centro-Oeste
Sábado: chuva desde cedo no Mato Grosso do Sul, norte e leste de Mato Grosso e grande parte de Goiás, com rajadas de até 70 km/h; temperaturas altas.
Domingo: instabilidade no MS, com chuva forte se espalhando também por MT e GO.
Norte (Amazonas em destaque)
Sábado: chuva forte em todos os estados, risco de temporais e calor abafado.
Domingo: chuva desde a manhã no Pará, Amazonas, Tocantins e Roraima; temporais à tarde no Acre, Rondônia e Amapá. Em Manaus, destaque para o padrão atípico: pouca frequência de chuva, mas volume elevado quando ocorre, provocando alagamentos e transtornos urbanos.
Nordeste
Sábado: chuvas moderadas a fortes no Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia; tempo firme e pancadas isoladas nos demais estados; umidade pode ficar abaixo de 20% no interior do RN, Paraíba e norte de Pernambuco.
Domingo: chuva fraca no Maranhão e Piauí; tempo firme e quente nos demais estados.
Com informações da ClimaTempo e Inmet*
Por Victoria Medeiros, da Redação da jovem Pan News Manaus
Foto: Ariovaldo Dantas






