Campanha de vacinação contra a raiva de herbívoros começa em 12 de janeiro no Amazonas

Produtores devem vacinar bovinos, ovinos, caprinos, equinos e muares. Revacinação é exigida 30 dias após a primeira dose.

A campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros no Amazonas terá início em 12 de janeiro e vai até 16 de novembro. A imunização é obrigatória em Apuí, Careiro, Japurá, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba, municípios com casos confirmados da doença. Nos demais municípios, a vacinação é facultativa.

A imunização deve ser aplicada em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos, muares e asininos com idade igual ou superior a três meses. A revacinação precisa ocorrer 30 dias após a primeira dose e ainda dentro do prazo oficial da campanha. Produtores que aplicarem apenas a primeira dose serão considerados inadimplentes.

Comprovação e trânsito de animais

Os criadores devem comprovar a vacinação apresentando nota fiscal da vacina, a data da aplicação e o número de animais vacinados por espécie na unidade da Adaf em seu município. Nos oito municípios com vacinação obrigatória, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) depende da comprovação da imunização.

A Adaf manterá vigilância epidemiológica em todo o estado para detectar casos da doença e adotar medidas de controle conforme a legislação. A raiva é altamente letal e transmissível a humanos. Entre os sintomas observados nos animais estão andar cambaleante, isolamento do rebanho, deitar lateralmente, movimentos de pedalagem com as patas, salivação excessiva e dificuldade para engolir.

Contato em caso de suspeita

Criadores que identificarem sinais da doença devem evitar contato com os animais e notificar a Adaf pelo telefone (92) 99380-9174.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus