Crianças e adolescentes com até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação em todas as unidades de saúde do país. A Campanha Nacional de Multivacinação disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de reforçar a imunização de meninos e meninas e garantir a proteção contra doenças que podem ser evitadas com a aplicação das doses.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses de vacinas foram disponibilizadas, além de R$ 150 milhões em recursos destinados às gestões locais para apoiar a execução das ações nos estados e municípios.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que as vacinas utilizadas no Brasil são seguras e fundamentais para o controle de doenças erradicadas ou sob vigilância constante.
Os pais e mães de hoje só não enfrentaram doenças graves como paralisia infantil e meningite porque, no passado, seus pais fizeram o esforço de vaciná-los. A vacinação é um ato de amor e responsabilidade com a vida”, afirmou o ministro.
Vacinas disponíveis
A ação contempla imunizantes contra diversas doenças que ainda representam risco à saúde pública, entre elas:
-
BCG (tuberculose)
-
Hepatite B
-
Penta (DTP/Hib/HB)
-
Poliomielite inativada
-
Rotavírus
-
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
-
Meningocócica C e ACWY (conjugadas)
-
Influenza
-
Covid-19
-
Febre amarela
-
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
-
Varicela
-
DTP
-
Hepatite A
-
HPV
Tecnologia e acompanhamento digital
Para facilitar o acompanhamento da imunização, o Ministério da Saúde ampliou as funcionalidades do aplicativo Meu SUS Digital, disponível gratuitamente para web, iOS e Android. A ferramenta envia notificações aos pais e responsáveis e permite o acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança, com informações atualizadas sobre as vacinas aplicadas e as próximas doses previstas.
Avanço na cobertura vacinal
O governo federal tem reforçado a importância da vacinação para evitar a reintrodução de doenças eliminadas no país. Entre 2022 e 2024, houve aumento de 17% na imunização contra a poliomielite em crianças menores de dois anos e crescimento de 40% na cobertura da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
O reforço também busca conter o avanço do sarampo, que tem apresentado aumento de casos em países da América do Norte e voltou a acender o alerta no continente. No Brasil, as doses estão disponíveis para pessoas de 12 meses a 59 anos, com prioridade para crianças e adolescentes.
Mobilização nacional
A campanha faz parte da estratégia permanente de atualização vacinal e mobilização das famílias em todo o território nacional. Os postos de saúde mantêm atendimento regular e também realizam dias de intensificação da vacinação, com funcionamento ampliado para alcançar um maior número de pessoas.
Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. O importante é garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem proteção”, reforçou o ministro Alexandre Padilha.
Fonte: Agência Brasil
Por Karoline Marques, da Redação Jovem Pan News Manaus.