Carol Solberg e Rebecca conquistam bronze inédito para o Brasil no Mundial de Vôlei de Praia

O Brasil subiu ao pódio no Mundial de vôlei de praia em Adelaide, na Austrália, graças ao desempenho de Carol Solberg e Rebecca. A dupla, vice-líder do ranking, garantiu a medalha de bronze ao vencer as compatriotas Thâmela e Vic, número 1 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 22/20. Esta foi a primeira vez que as brasileiras alcançaram um pódio na competição.

O título feminino ficou com as letãs Tina e Anastasija, que derrotaram na final as norte-americanas Nuss e Brasher por 2 a 1 (21/15, 15/21 e 15/11). A medalha brasileira foi a única do país no torneio.

A conquista marca um capítulo especial na carreira das atletas. No histórico de participações, Carol havia chegado às quartas de final em duas oportunidades: em 2007, ao lado de Maria Elisa, e dez anos depois com Maria Antonelli. Já Rebecca tinha alcançado as oitavas de final em 2019, 2022 e 2023, mas nunca havia avançado tão longe quanto agora.

Além das medalhistas, o Brasil contou com outras duplas na disputa feminina de 2025. Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas, precisaram desistir nas quartas de final devido a lesão. Também representaram o país Vitória e Hegê.

No masculino, o torneio reuniu André/Renato, George/Saymon e Evandro/Arthur Lanci como representantes brasileiros. O título acabou nas mãos dos suecos Ahman e Hellvig, campeões olímpicos, que venceram na final seus compatriotas Hölting Nilsson e Andersson por 2 sets a 0, com parciais de 25/23 e 21/19. O bronze foi conquistado pela dupla francesa Rotar e Gauthier-Rat, que superou os alemães Ehlers e Wickler por 2 a 0 (21/15 e 21/15).

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

foto: Divulgação / FIVB