A cidade de Humaitá (a 590 km de Manaus), no sul do Amazonas, passou a contar, a partir desta sexta-feira (10/10), com a atuação da Carreta da Saúde do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. A iniciativa, voltada especialmente à saúde da mulher, é fruto da articulação entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e o Governo Federal para ampliar o acesso a atendimentos especializados no interior do estado.
Com uma estrutura moderna, a unidade móvel está oferecendo consultas ginecológicas — presenciais e por telemedicina — além de exames como mamografias, biópsias e ultrassonografias. A ação integra a campanha Outubro Rosa, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
A Carreta está estacionada na rua 26 de Março, no Centro de Humaitá, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e atenderá de segunda a sábado, das 7h às 17h, por um período de 30 dias.
Expansão do acesso à saúde
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a chegada da Carreta fortalece a estratégia do Governo do Amazonas de descentralizar os serviços de saúde e superar os desafios geográficos do estado. “Ela se soma a outras iniciativas importantes como o Barco Hospital, o programa de Telessaúde e outras carretas que já estão em operação em outras regiões”, destacou.
A cerimônia de abertura dos atendimentos contou com a presença de autoridades locais e federais, entre elas o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a representante estadual do programa, Fabiana Bianchet, e o superintendente do Ministério da Saúde no Amazonas, Geraldo Silva. A SES-AM foi representada pela secretária executiva adjunta do Interior, Rita Almeida, que destacou o impacto da ação:
“A Carreta traz serviços essenciais para a prevenção de doenças graves, como o câncer de mama e de útero. É um reforço importante para a rede de atenção à saúde da mulher na região.”
Serviços ofertados
Com capacidade para cerca de 1.060 atendimentos durante o período de permanência em Humaitá, a Carreta da Saúde oferece:
-
Consultas ginecológicas (presenciais e por telessaúde)
-
Mamografias
-
Biópsias
-
Ultrassonografias (mamária, bilateral, transvaginal e pélvica)
O agendamento é feito pela regulação municipal. Os laudos das ultrassonografias são entregues no mesmo dia; já os de mamografia estarão disponíveis em até 15 dias.
A secretária municipal de Saúde de Humaitá, Sara Riça, comemorou a chegada da unidade móvel:
“Essa ação era muito esperada. Vai garantir atendimento especializado para Humaitá e outros municípios da região do Madeira, graças à parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas.”
Estrutura
A Carreta da Saúde conta com uma equipe multidisciplinar formada por oito profissionais, incluindo ginecologista, radiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, além de equipe de apoio administrativo. A estrutura possui quatro consultórios, salas de exame, recepção, equipamentos modernos e conexão via satélite 24h para garantir a transmissão segura de dados.
Após Humaitá, a unidade seguirá para outros municípios do Amazonas, levando atendimento especializado a populações que enfrentam dificuldades de acesso à saúde de média complexidade.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.