CBF anuncia implantação do impedimento semiautomático no Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a utilização da tecnologia de impedimento semiautomático a partir da temporada 2026 do Campeonato Brasileiro da Série A. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, durante a reunião que marcou a criação do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem.

O grupo foi formado com a presença de representantes de clubes, federações estaduais, especialistas nacionais e internacionais. Segundo a CBF, o GT terá 60 dias para definir diretrizes voltadas à modernização da arbitragem e discutir um modelo de profissionalização da categoria.

“O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”, disse o presidente Samir Xaud na fala de abertura do evento.

Durante o discurso, Xaud afirmou que a entidade pretende manter diálogo com árbitros e clubes para aprimorar o uso das tecnologias e destacou a necessidade de respeito às decisões tomadas em campo.

“A CBF está de portas abertas para construir, junto com vocês, uma arbitragem mais forte, mais respeitada e mais preparada para os desafios do futebol moderno”, afirmou.

O Grupo de Trabalho da Arbitragem será presidido por Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF). Góes apresentou o cronograma de atividades e informou que o grupo estudará protocolos técnicos e experiências internacionais de profissionalização da arbitragem para elaborar um modelo aplicável ao Brasil.

O encontro contou com a participação de representantes de clubes da Série A, como Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória, além de times da Série B, entre eles Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo e Vila Nova.

Também estiveram presentes federações de Amazonas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, São Paulo, Roraima e Sergipe.

De acordo com a CBF, a adoção do impedimento semiautomático faz parte do processo de atualização tecnológica na arbitragem e deve estar disponível a partir da rodada de abertura do Brasileirão de 2026, marcada para 28 de janeiro.

 

 

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Staff Images / CBF